Vereadores aprovaram três projetos na sessão desta quarta-feira

por Milene de Oliveira Thomé publicado 11/04/2024 11h46, última modificação 11/04/2024 11h46
Na sessão desta quarta feira, foram aprovados três projetos na Câmara Municipal de Boa Vista, de autoria dos vereadores Nilson Bispo, Tuti Lopes e Adjalma Gonçalves.

Nilson Bispo
Do vereador Nilson Bispo, projeto aprovado estabelece a criação de vagas para embarque e desembarque aos motoristas de transporte por aplicativos remunerado de passageiros.
As vagas serão próximas aos aeroportos, terminais rodoviários, supermercados, shopping centers, hospitais, farmácias entre outros e na área central e de maior fluxo comercial da cidade.
O vereador declara o propósito de prevenir que os motoristas de aplicativos cometam infrações de trânsito evitando que os mesmos estacionem em áreas proibidas, ou até mesmo em fila dupla, devido à falta de locais específicos para o embarque e desembarque de passageiros.

Tuti Lopes
Instituir o Programa Municipal de Promoção dos Direitos das Mulheres em Boa Vista, é projeto de autoria da vereadora Tuti Lopes.
Segundo a vereadora, tem como objetivo de promover a igualdade de gênero, prevenir a violência contra as mulheres e garantir a participação ativa das mulheres em todas as esferas da sociedade.
Propõe a implementação de campanhas de conscientização sobre igualdade de gênero, direitos das mulheres e prevenção da violência doméstica; criação de serviços de acolhimento e apoio psicossocial para mulheres em situação de violência.
Também incentiva a inserção e permanência das mulheres no mercado de trabalho, com a promoção de políticas de igualdade salarial e combate à discriminação de gênero, entre outras atividades.
Tuti Lopes ressalta que sua iniciativa baseia-se na necessidade premente de garantir a igualdade de gênero, prevenir a violência contra as mulheres e assegurar a participação plena e efetiva das mulheres em todos os setores da sociedade.

Adjalma Gonçalves
O terceiro projeto aprovado é de autoria do vereador Adjalma Gonçavez, que institui a identificação em Braile nas portas dos gabinetes e salas de repartições públicas e privadas em Boa Vista.
O vereador justifica que é fundamental a conscientização da importância de inclusão, que reflete no crescimento de uma tendência que é a inserção de informação para deficiente visual.
Além disso, também é necessária a mobilização da sociedade para a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência e a ampliação e fortalecimento dos mecanismos de informação.
Seu projeto, acrescenta o vereador, é uma medida importante para tornar estes espaços acessíveis aos deficientes visuais.