Vereadores aprovam Moção de Aplausos pelos 15 anos da Polícia Civil

por milene — publicado 13/08/2019 19h44, última modificação 13/08/2019 19h44
Na manhã dessa terça-feira, 13, os vereadores de Boa Vista aprovaram Moção de Aplauso, de autoria da vereadora Mirian Reis, para a Polícia Civil de Roraima (PCR) , pelos 15 anos de criação e serviços prestados, contribuição para a segurança, além da melhoria de qualidade de vida da sociedade roraimense.

Em 2003, foi realizado o primeiro concurso púbico para a Polícia Civil, adequando o quadro de servidores, cumprindo a Constituição, a respeito do meio de ingresso na instituicão. Em 19 de julho, os aprovados tomaram posse, após o curso de formação.

Em 2005, o cargo de delegado passou a ter status de secretário de Estado, mudança que conferiu mais autonomia e autoridade ao delegado-geral na coordenação da Polícia Civil, assim como no planejamento e na organização interna.
Atualmente a Polícia Civil conta com 805 policiais distribuídos nos Distrito Policiais, Delegacias e Núcleos Especializados de Institutos de Polícia Técnico-Científica.
O Governo de Roraima instituiu o Draco- Distrito de Repressão às Ações Criminosas Organizadas por meio da PCR no dia 03 de julho de 2018.
O Draco deverá reprimir de forma qualificada e significativa os crimes e delitos decorrentes de ações criminosas organizadas que fizeram aumentar os índices de criminalidade.
Conforme a vereadora Mirian Reis, o apoio dos vereadores a esta iniciativa externa publicamente o respeito e satisfação da Câmara pelo trabalho e desempenho da Policia Civil”, justifica.

Delegado-geral
Presente à sessão, o delegado-geral Herbert de Amorim Cardoso, agradeceu a Moção de Aplauso e destacou o trabalho incansável da Policia Civil para garantir segurança à população mesmo diante dos obstáculos e circunstâncias adversas que Roraima enfrenta ultimamente.
Relatou que desde o início do ano até agosto, já foram feitas maiores apreensões de drogas já realizados nos últimos 15 anos.
Lembrou que até julho foram 107 quilos de drogas e cada quilo de droga retirado de circulação são famílias salvas, crimes que deixam de ser praticados, porque o tráfico de drogas é responsável por mais de 90 por cento dos demais crimes registrados.