Vereador propõe “Cordão de Girassol” para pessoas com deficiência não visível

por Milene de Oliveira Thomé publicado 25/09/2023 09h30, última modificação 25/09/2023 09h30
Projeto de autoria do vereador Manoel Neves, aprovado nesta quarta-feira, 20/9, na Câmara Municipal de Boa Vista propõe o uso do “Cordão de Girassol” como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências não visíveis.

O vereador explica que o Cordão de Girassol é uma faixa estreita de tecido ou material equivalente, na cor verde, estampada com desenhos de girassóis, podendo ter um crachá com informações úteis, a critério do portador ou de seus responsáveis.

Segundo o vereador, considera-se pessoa com deficiência não visível, aquela cuja deficiência, ou condição neurológica, que não é identificada de maneira imediata, por não ser fisicamente evidente.

“O uso do Cordão de Girassol não constitui fator condicionante para o gozo de direitos assegurados à pessoa com deficiência, mas  um instrumento para que as pessoas adotem comportamentos mais acolhedores e empáticos”, acrescenta.
Pelo projeto, estabelecimentos públicos e privados devem orientar seus funcionários e colaboradores quanto à identificação de pessoas com deficiências não visíveis, a partir do uso do cordão de girassol, bem como aos procedimentos que possam ser adotados para atenuar as dificuldades destas pessoas.