Projeto propõe exames de mamografia em mulheres jovens com histórico familiar de câncer

por Milene de Oliveira Thomé publicado 12/07/2023 19h35, última modificação 12/07/2023 19h35
Realização dos exames de mamografia e ultrassonografia da mama de modo preventivo, a ser disponibilizado pela rede municipal de saúde, nos casos de mulheres a partir dos 20 anos com histórico familiar de câncer de mama, foi aprovado na Câmara Municipal de Boa Vista.

O projeto é de autoria do vereador Wan Kenobby e poderá beneficiar jovens a partir dos 30 anos de idade que poderão fazer exames de forma preventiva.
O vereador esclarece que o exame de mamografia, quando solicitado por médico credenciado do Sistema Único de Saúde - SUS, deverá ser realizado de acordo com os critérios adotados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo Wan Kenobby a mamografia é um exame simples, no entanto, muito importante para auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta grande eficácia comprovada para a redução da mortalidade do câncer de mama.
Ele ressalta que o diagnóstico precoce oferece grandes chances de recuperação, além de um tratamento adequado, contribuindo para a diminuição de 15% a 45% das mortes por câncer de mama.
“Aliado às estratégias de prevenção, o diagnóstico precoce fornece ao paciente uma chance maior de cura e aumento de sobrevida, uma vez que possibilita a intervenção antes do desenvolvimento do câncer propriamente dito ou em suas fases iniciais, quando o tratamento é, na maioria dos casos, mais efetivo”, enfatiza.