Projeto obriga hospitais e maternidades a fazer o teste da “Língua Presa” em recém-nascidos

por Milene de Oliveira Thomé publicado 15/09/2022 22h24, última modificação 15/09/2022 22h24
Projeto de autoria do vereador Adnan Lima, aprovado na Câmara Municipal hoje, torna obrigatório que hospitais e maternidades de Boa Vista realizem, gratuitamente, o exame do frênulo lingual, mais conhecido como “Teste da Linguinha” nas crianças nascidas em suas dependências.

Caso seja diagnóstico positivo, o paciente deverá ser encaminhado a Secretaria Municipal de Saúde, ficando esta responsável pelo tratamento.
O vereador propõe que nos períodos de vacinação, os responsáveis pelos recém nascidos sejam orientados para fazer o teste.
Segundo o vereador, teste identifica se o Frênulo Lingual limita os movimentos da língua, identificando a “Língua Presa”, e o grau de limitações que poderá trazer problemas para a criança.
“Este procedimento é muito importante para corrigir o quanto antes e a avaliação é importante de forma precoce para que os bebês sejam diagnosticados e tratados com sucesso”, acrescenta.