Projeto institui a Linguagem Simples no Portal da Transparência da Prefeitura

por Milene de Oliveira Thomé publicado 19/04/2023 15h41, última modificação 19/04/2023 15h41
Projeto de autoria do vereador Gildean Gari, aprovado na sessão desta quarta-feira, 19 de abril, institui a política municipal da Linguagem Simples na divulgação das informações no portal da transparência da Prefeitura Municipal Boa Vista.

Segundo explicou o vereador, linguagem simples é a informação divulgada em linguagem acessível ao cidadão comum, em que é possível compreender o que está disponibilizado no portal da transparência, sem a utilização de linguagem técnica ou contábil, sobre as receitas e despesas públicas.

O objetivo do projeto, adianta, é padronizar a linguagem simples e objetiva, para facilitar a compreensão por parte do leitor; incentivar que a Administração Pública Municipal utilize uma linguagem clara dos atos orçamentários.
Também visa facilitar para que as pessoas consigam localizar, entender e utilizar as informações dos órgãos e entidades, além de promover transparência e o acesso a informação pública.