Projeto assegura atendimento prioritário a pacientes com câncer

por Milene de Oliveira Thomé publicado 05/07/2023 11h43, última modificação 05/07/2023 11h43
Aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Boa Vista, na sessão desta terça-feira, 4/7, projeto da vereadora Tuti Lopes que assegura atendimento prioritário às pessoas em tratamento oncológico.

O projeto inclui não apenas setores da rede pública e unidades de saúde, mas também agências bancárias, os estabelecimentos comerciais e os estabelecimentos privados de prestação de serviço de qualquer natureza.
De acordo com Tuti Lopes, estabelecimentos que operam por meio de sistema de filas e caixas deverão disponibilizar caixa ou guichê específico para prestar o atendimento prioritário ao paciente que deverá estar munido de declaração médica que ateste sua condição.

“A prioridade no atendimento justifica-se pela necessidade de prover celeridade para aqueles que, momentaneamente, estão debilitados em razão do tratamento de qualquer tipo de câncer. É de conhecimento comum que os tratamentos de câncer (radioterapia, quimioterapia, entre outros) causam aos pacientes intenso cansaço e fadiga, além de debilitar a saúde de maneira geral. Assim, tarefas simples, como comparecer a um órgão público ou ir ao banco podem se transformar em compromissos difíceis de serem realizados”, justifica a vereadora.