Presidente da Câmara e vereadores prestigiam o novo Mercado São Francisco

por lucas93 — publicado 28/09/2018 16h34, última modificação 28/09/2018 16h34
A inauguração do espaço contou com autoridades municipais, comerciantes e a população
Presidente da Câmara e vereadores prestigiam o novo Mercado São Francisco

Fachada do novo Mercado São Francisco

O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Mauricélio Fernandes (MDB), esteve nesta sexta-feira, 28, na inauguração do novo Mercado Municipal São Francisco, que passou um ano em obras de ampliação.

O evento contou com a prefeita Teresa Surita (MDB), o vice Arthur Henrique Machado (PSD), secretários municipais, comerciantes e a população. Dos parlamentares, estavam Doutora Magnólia Rocha (PRB), Manoel Neves (PRB), Mirian Reis (PHS) e Nilvan Santos (PSC).

Em seu discurso, Mauricélio elogiou a qualidade da obra e espera que a população frequente o novo mercado. “Convido a todos, que venham conhecer a nova estrutura do Mercado Municipal, uma obra feita com bastante carinho e importante para o nosso Município”, disse o presidente.

O novo mercado é composto por 41 espaços, sendo oito frutarias, 12 armazéns, seis boxes para serviços diversos, um açougue, uma peixaria, seis restaurantes e sete lanchonetes.

Além de ter um amplo espaço de circulação, o local tem duas praças de alimentação, sendo uma interna para atender os restaurantes, e uma externa, para o café da manhã. O espaço ainda tem banheiros com acessibilidade e fraldário, depósitos de material de limpeza, abrigo para gás de coleta seletiva de lixos seco e úmido, além de uma sala administrativa.

“Boa Vista recebe hoje um mercado que vai ser uma referência da nossa grande identidade”, destacou a prefeita da capital, que ressaltou a importância de gerar emprego e renda.

“Aqui queremos tornar um ponto de lazer e uma referência local para o nosso café da manhã na praça de alimentação, compras do dia a dia, enfim, um lugar agradável para todos nós”, completou Teresa Surita, revelando que o local é 100% abastecido por energia solar e que o recurso excedente será fornecido a outras secretarias municipais.

Hiran Paracat, primeiro administrador do mercado, esteve na inauguração e lembrou da evolução do espaço, inaugurado em 1967. Ele, que presenciou três reformas, afirmou que esta “é a mais bonita e funcional” e fará o mercado ser comparado aos grandes do Brasil.

O comerciante Francisco Washington Aparecido Freire convidou a população a frequentar o mercado. “Nós empreendedores do mercado São Francisco estaremos trabalhando todos os dias, para chamar os clientes, para que desfrutem deste lindo prédio”, declarou.

Morador do bairro São Francisco, o escrevente de cartório Sales Rebouças é frequentador assíduo do mercado. Ele elogiou o retorno dos antigos comerciantes. “Estou vendo todos aqui, tomo café e almoço aqui na feira, sou frequentador assíduo e eu achei a obra muito importante”, avaliou.

O Mercado São Francisco foi criado em 1967, mas só foi concretizado em 1979, quando parte de uma feira livre que fixara-se no local foi despejada. A criação do espaço visava atender a população local e as pessoas que vinham de fora do Estado, atraídas pelo garimpo, uma vez que não existia na capital grandes mercados.