Na CMBV, culto alusivo ao Dia da Bíblia é marcado por leitura do livro em macuxi

por lucas93 — publicado 10/12/2018 14h39, última modificação 10/12/2018 14h39
A missionária Kênia Gomes Mariano fez a leitura, que foi interpretada em português pelo marido, o pastor Valdivino Gomes Mariano

Culto do Dia da Bíblia (Danielle Silva)

A Câmara Municipal de Boa Vista reuniu nesta segunda-feira, 10, vereadores, pastores, músicos e diácono de igrejas cristãs locais, em um culto ecumênico alusivo ao Dia da Bíblia, comemorado anualmente em todo o Brasil no segundo domingo de dezembro. O evento foi conduzido pela vereadora Mirian Reis (PHS).

O ponto alto do culto foi a leitura de trechos bíblicos em macuxi, feita pela missionária Kênia Gomes Mariano, e interpretada em português pelo marido, o pastor Valdivino Gomes Mariano. Ambos são da etnia macuxi.

Na ocasião, Kênia leu dois trechos que contêm falas de Jesus Cristo. Um deles foi o capítulo 22, versículo 32, do Evangelho de João, em que o líder do cristianismo diz que “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

A missionária agradeceu por ler a mensagem na Câmara e espera que a Bíblia “seja traduzida e pregada para todas as tribos indígenas, como makuxi, wapixana, ingarikó”. Valdivino também agradeceu por estar na Casa pela primeira vez. “É uma honra para mim, ler a Bíblia em makuxi, logo na comemoração do Dia da Bíblia. Muito importante para cada um de nós”, declarou.

Em outro momento, o presidente da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) em Roraima, pastor Dirvanzú Silveira Guimarães Souza, entregou à Câmara, por meio de Mirian Reis, o certificado de Amiga da Assembleia de Deus e da SBB.

A vereadora disse que não esperava que a Casa receberia o reconhecimento e emocionou-se ao oferecê-lo a sua família, “que ora, que chora, que paga o preço junto comigo por estar aqui representando a Igreja do Senhor, o povo cristão e todos os boavistenses”.

Mirian Reis também falou um pouco da história da Bíblia - primeiro livro reproduzido em larga escala no mundo - e sobre a instituição do dia dedicado ao livro, instituído pela Lei Federal 10.335/2001. A parlamentar também leu textos bíblicos que falam sobre a própria Bíblia.

Por sua vez, o diácono da Diocese de Roraima, Augusto Monteiro, destacou a chegada da Bíblia ao Estado há quase 300 anos, e da expansão de sua mensagem pelo Brasil.

A pastora da Igreja Evangélica Quadrangular, Edna dos Santos, disse que a Bíblia “tem palavras brandas e nos ensina a transformar o amor em atitude []. A palavra de Deus gera em você transformação, gera em você salvação, mudança, habilidade, sabedoria”, declarou.

Também participaram do culto, o vereador Pastor Jorge (PSC), o pastor Gil Rocha, da SBB, o apóstolo Helton Souza, presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Roraima (Omer), e o pastor Isamar Pessoa Ramalho, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEADRR).