Enzo Botinelly, bicampeão do Pan Kids de Jiu-Jítsu, será homenageado na Câmara

por lucas93 — publicado 21/02/2018 14h10, última modificação 21/02/2018 14h10
O atleta roraimense é conhecido por ser um jovem multicampeão e um exemplo de superação. A vereadora Tayla Peres (PRTB) foi quem propôs a homenagem
Enzo Botinelly, bicampeão do Pan Kids de Jiu-Jítsu, será homenageado na Câmara

Vereadora Tayla Peres, autora do PDL (Danielle Silva/Secom CMBV)

Bicampeão do Pan Kids de Jiu-Jitsu no último domingo, o atleta roraimense Enzo Botinelly, de 12 anos, receberá a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo Municipal da Câmara de Boa Vista. A solenidade de entrega será no plenário Estácio Pereira de Mello, em data a ser definida.

A homenagem foi aprovada por 12 votos, em turno único, nesta quarta-feira, 21, por meio do Projeto de Decreto Legislativo 74/2017, da vereadora Tayla Peres (PRTB). O PDL será promulgado pelo presidente Mauricélio Fernandes (MDB) e, posteriormente, será publicado no Diário Oficial do Município.

Enzo Botinelly Rodrigues é conhecido por ser um jovem multicampeão e um exemplo de superação. Nascido em Boa Vista, no dia 12 de setembro de 2005, foi acometido, aos quatro anos de idade, por um linfoma - tipo de câncer que atinge órgãos e estruturas do sistema linfático, fundamental na manutenção da defesa do organismo contra infecções.

Rodrigues venceu a doença e mais tarde ganhou notoriedade no esporte roraimense, ao conquistar títulos estaduais, nacionais e internacionais, sempre representando o Estado.

Em 2014, tornou-se o primeiro roraimense campeão do Pan Kids de Jiu-Jitsu, nos Estados Unidos. Em 2017, entre os títulos conquistados pelo atleta, está o do Sul-americano, no Rio de Janeiro (RJ), e do Mundial de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Botinelly também foi campeão da Copa Macuxi, em 2012, e vice-campeão roraimense e do Roraima Open, em 2013.

“Ao nobre guerreiro Enzo Botinelly Rodrigues, o reconhecimento da sociedade boavistense ao seu esforço, superação, conquistas e vitórias no seu maior tatame: a medalha de ouro de uma nova vida, com saúde, sucesso continuado e vida longa”, justificou Tayla Peres, ao propor a homenagem.

Outros vereadores, como Doutora Magnólia Rocha (PPS), Genilson Costa (SD) e Vavá do Thianguá (PSD) elogiaram a iniciativa de Peres. “O Enzo é um vencedor na vida pessoal, uma criança que venceu o câncer, seus pais nunca desistiram dele. Fico feliz pela Tayla ter essa inciativa, e pelos vereadores, que sempre apoiaram o esporte”, disse Vavá.