Câmara torna prioritário atendimento às pessoas com Fibromialgia

por Milene de Oliveira Thomé publicado 18/08/2022 12h08, última modificação 18/08/2022 12h08
Projeto de autoria do presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Genilson Costa, tornando prioritário atendimento às pessoas acometidas por Síndrome de Fibromialgia e dores crônicas em Boa Vista foi aprovado na sessão desta quarta-feira, 18 de agosto.

Caso seja sancionado pelo Executivo, os órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e estabelecimentos privados terão obrigatoriamente que conceder atendimento preferencial às pessoas portadoras dessa síndrome.
Genilson Costa explica que a medida visa garantir atendimento digno à população que é acometida por essa doença crônica que causa imensas dores e transtornos nos portadores. A comunidade médica ainda não identificou as causas, mas já se tem conhecimento que em sua maioria são mulheres com idades entre 30 e 55 anos.
“O paciente com Fibromialgia antes de tudo é um cidadão brasileiro, que tem o direito de requerer seus direitos. Desde 2012, os fibromiálgicos conquistaram este direito. A lei garante o atendimento prioritário tanto para locais públicos quanto para privados que incluem placas e avisos de atendimento preferencial com o símbolo universal da Fibromialgia, um laço roxo”, acrescenta.