Câmara solicita que secretária municipal de educação esclareça sobre crianças autistas e cuidadores de aluno

por Maria Eudiene Martins publicado 04/06/2024 17h20, última modificação 04/06/2024 17h20
Na sessão plenária da Câmara Municipal desta terça-feira, 4/6, os vereadores aprovaram requerimento de autoria do vereador Ítalo Otávio (Republicanos) para que a Secretária Municipal de Educação, Consuelo Sales, preste esclarecimentos sobre a gratificação para cuidadores e o número atualizado de crianças atípicas (com laudo) nas escolas municipais.

O requerimento aprovado por 8 votos a 7 que solicita as informações foi apresentado pelo vereador Ítalo Otávio.

Na sessão plenária da Câmara Municipal desta terça-feira, 4/6, os vereadores aprovaram requerimento de autoria do  vereador Ítalo Otávio (Republicanos) para que  a Secretária Municipal de Educação, Consuelo Sales, preste esclarecimentos sobre a gratificação para cuidadores e o número atualizado de crianças atípicas (com laudo) nas escolas municipais.

O requerimento foi aprovado por 8 votos a 7, tendo sido desempatado pelo Presidente da Câmara, Genilson Costa (Republicanos) e pede que a secretária informe quantos cuidadores da educação municipal aderiram a Gratificação de Complemento de Jornada (GCJ) que aumenta a carga horária para 40 horas.

Essa informação é solicitada após o vereador continuar recebendo denúncias de pais sobre a falta desses profissionais no âmbito municipal, o que tem prejudicado a continuidade do ensino das crianças e contribuído para o declínio da qualidade de ensino. Durante as explicações pessoais, alguns vereadores favoráveis ao requerimento colocaram áudios enviados por mães sobre a falta de cuidadores nas escolas.

A secretária também deve explicar quantos cuidadores são necessários para atender adequadamente o número de crianças atípicas e o número atualizado de crianças com laudos na rede municipal de ensino.

“Esse levantamento é essencial exigir melhorias nos serviços públicos e saber se a gratificação ofertada aos cuidadores supriu ou não a necessidade do município. Quem ganha é a população que também vai ter acesso a essas informações que não são esclarecidas pela prefeitura”, explicou o autor do requerimento.