Câmara institui o Mês de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação

por Milene de Oliveira Thomé publicado 13/06/2023 17h56, última modificação 13/06/2023 17h56
Aprovado na sessão desta quarta-feira 13/6, projeto de autoria do vereador Adnan Lima, que institui o Mês de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação" entre crianças e adolescentes.

A proposta é que julho seja o mês destinado a atividades nas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino e instituições que atendam ou sejam frequentadas esta faixa etária para conscientizar sobre essa problemática e também seja oferecido acompanhamento de psicólogos nas escolas para orientar os alunos e profissionais da educação.

Segundo o vereador Adnan Lima, as ações visam aprimorar o controle da impulsividade; reduzir os níveis de ansiedade, estresse, fobias, medos; promover qualidade de vida as crianças, adolescentes, aos pais e professores de ensino; fomentar a empatia, a compaixão e a solidariedade nas escolas e sociedade; oferecer apoio emocional; trabalhar sobre os sentimentos que motivam a automutilação.

Ele recomenda que sejam ações interdisciplinares para conscientização da população. Informando-se inclusive as possíveis origens e as razões que levam as crianças e adolescentes à prática da automutilação. Aumentando a prevenção junto aos grupos mais vulneráveis.