Câmara institui o Cicloturismo em Boa Vista

por Milene de Oliveira Thomé publicado 28/06/2023 16h52, última modificação 28/06/2023 16h52
Com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta na prática do turismo rural, gastronômico, esportivo, de aventura, contemplativo e ecológico, foi aprovado na Câmara Municipal de Boa Vista na sessão desta quarta-feira 28/6, projeto de autoria do vereador Ruan Kenobby, a criação do cicloturismo em Boa Vista.

Conforme explica o vereador, inúmeros são os benefícios que sua iniciativa possibilita a melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos, por meio da promoção do lazer e da atividade física; valorização da cultura e dos atrativos turísticos locais e regionais, quanto ao desenvolvimento dos arranjos produtivos e movimentação da economia, motivando novos investimentos e novas estratégias para agregar valor aos serviços e produtos da cadeia produtiva local e regional.

Ruan Kenobby acrescenta que o cicloturismo é uma modalidade de viagem turística em que se utiliza a bicicleta não só como meio de transporte, mas como uma parceira de viagem.

“O cicloturista diferencia-se do turista comum, pois seu objetivo não é simplesmente chegar ao destino, mas aproveitar o caminho que geralmente percorre entre estradas rurais e secundárias com muitos atrativos naturais e culturais. Enquanto poucas cidades possuem atrativos para os interesses turísticos convencionais, quase todas possuem atrativos para os cicloturistas”, argumenta.