Câmara institui “Abril Laranja” para combater maus tratos a animais

por Milene de Oliveira Thomé publicado 05/07/2023 11h44, última modificação 05/07/2023 11h44
Projeto de autoria do vereador Manoel Neves, aprovado na sessão desta terça-feira na Câmara Municipal de Boa Vista, institui no Calendário Oficial do Município o Abril Laranja.

O mês Abril Laranja, segundo explica o vereador, é destinado à realização de campanha de ações educativas voltadas ao combate da prática de atos de crueldade e maus tratos contra animais.
Também estão entre os objetivos da iniciativa, iniciativa conscientizar e alertar a população de que a prática de maus tratos contra animais constitui crime, passível de punição, nos termos da lei penal e evitar a ocorrência de atos de crueldade e maus tratos contra animais.
Para isso, Manoel Neves ressalta que o Executivo deverá promover palestras que visem propagar a necessidade de se proteger os animais, realizar feiras de adoção de animais feridos e/ou abandonados, estimular a adoção e a guarda responsável de animais domésticos, entre outras ações.
“A repressão, todavia, não é suficiente, por isso a intenção desta campanha no mês de abril para a conscientização. Embora a luta contra a crueldade aos animais deve ser permanente, este mês específico, auxilia na mobilização em favor dos bichos. Por isso, desenvolver ações, apoiar e compartilhar a fita laranja simboliza o amor, o carinho, a proteção e o respeito por eles e o repúdio a qualquer ato cruel contra os animai”, conclui.