Câmara garante mais transparência e facilidade de acesso ao trabalho dos vereadores

por Milene de Oliveira Thomé publicado 31/01/2023 12h52, última modificação 31/01/2023 12h52
Ajustes e melhorias implementados no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), da Câmara Municipal de Boa Vista, garante mais transparência ao trâmite de projetos e documentos legislativos, assim como também facilita o acesso e uso do sistema eletrônico, por parte de assessores de vereadores e a população em geral.

Esta semana, servidores da Secretaria de Apoio Legislativo, responsáveis pela implementação da plataforma, estão capacitando servidores da Casa, servidores do Executivo e colaboradores dos vereadores, quanto ao acesso e abastecimento do sistema eletrônico com projetos, indicações e demais documentos de iniciativa dos parlamentares.

Gratuito

O SAPL é um Sistema Eletrônico obtido em Cooperação Técnica, com o Senado Federal, onde tramita toda matéria e processo legislativo.

Desde o ano de 2013 está disponível para a Câmara Municipal de Boa Vista, e vem se modernizando com novas tecnologias e ferramentas disponibilizadas.

Benefícios aos cidadãos

Segundo o presidente da Câmara, vereador Genilson Costa, O SAPL traz inúmeros benefícios e agilidade, porque nessa nova etapa, não será mais necessário gastos com papel, por exemplo.

“A tecnologia substitui todo o processo físico de forma segura, confiável, com assinaturas digitais, ao mesmo tempo que garante mais transparência nas ações parlamentares e assegura total e irrestrito acesso por parte da população sobre tudo que os vereadores vêm fazendo na sua rotina parlamentar”, celebra.

As assinaturas digitais seguem rigoroso controle e validação, dos órgãos regulamentadores do Brasil com padrão ICP-Brasil, cumprindo todas as normativas em vigor para as assinaturas digitais.

O presidente afirma que os cidadãos vão poder acompanhar em tempo real, através do celular, todas as etapas que regimentalmente são requeridas na tramitação de projetos, requerimentos ou outras demandas deliberativas a partir do momento que é protocolada pelo vereador até votação em plenário.

Genilson Costa detalha que o SAPL está disponível no site da Câmara para que a população possa acessar e acompanhar tudo online. “Hoje somos uma das Casas Legislativas no Norte com maior banco de dados atualizados”, conclui o presidente.