Câmara declara maior Paçoca do mundo Patrimônio Cultural

por Milene de Oliveira Thomé publicado 17/11/2022 11h38, última modificação 17/11/2022 11h38
Aprovado por unanimidade na sessão desta quarta-feira, 16/11, na Câmara Municipal de Boa Vista, projeto de autoria do vereador Bruno Perez, Câmara declara Paçoca e Damorida Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Boa Vista.

Conforme explicou o vereador, o patrimônio, seja material ou imaterial, é o reflexo da identidade de um povo. Representa tudo o que deve ser preservado, tombado, registrado, revitalizado, ou seja, tudo o que não deve ser esquecido.
A paçoca servida no tradicional arraial Boa Vista Junina, bateu recorde como a maior paçoca do mundo com 1.131 kg, para sua produção foram utilizados ingredientes produzidos localmente e após a pesagem é distribuída a população que se reúne especialmente para comer a paçoca gigante.
O vereador ressalta que a transformação da Maior Paçoca em Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Boa Vista, sob o ponto de vista conceitual, é crível e pertinente, sendo uma forma de mostrar ao mundo a cultura do extremo norte do país.
A Damorida é uma comida indígena preparada com peixes ou caças e alguns tipos de pimentas. É uma receita carregada de tradições. Em Boa Vista – Roraima a damorida é servida em restaurantes de comida regional e tradicionalmente feita em panela de barro, confeccionadas por etnias indígenas do nosso Estado.
“A Damorida é uma comida indígena preparada com peixes ou caças e alguns tipos de pimentas. É uma receita carregada de tradições. Em Boa Vista – Roraima a damorida é servida em restaurantes de comida regional e tradicionalmente feita em panela de barro, confeccionadas por etnias indígenas do nosso Estado”, enfatiza o vereador.