Câmara declara de utilidade pública Federação de Xadrez

por Milene de Oliveira Thomé publicado 13/06/2023 17h51, última modificação 13/06/2023 17h51

Vereadores aprovaram hoje 7/6 projeto de autoria da vereadora Tuti Lopes que declara de utilidade pública a Federação Roraimense de Xadrez.

A vereadora ressalta que a Federação é um órgão não governamental, sem fins lucrativos fundada no dia 26/05/1989, filiada à Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).
Tuti Lopes acrescenta que a instituição realiza ações educativas e sociais porque está constituída para não obter lucro pessoal de nenhuma classe, pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem-estar da coletividade mais carente.
“É sensível a situação de vulnerabilidade social dos refugiados Venezuelanos em nosso Estado, já desenvolveu várias ações voltadas para os diversos públicos daquele país (crianças, jovens e adultos), especialmente para os abrigados, e tem em sua agenda um calendário de atividades voltados aos mesmos, tais como: palestras, oficinais, torneios e ações pedagógicas, com o escopo de integrá-los a sociedade e proporcionar uma vida mais digna”, enfatiza.
A Federação também atua na área de suporte, qualificação e formação profissional, de professores, profissionais de educação física e o público em geral que tem interesse em trabalhar na área do Xadrez educacional e de competição, como árbitro, técnico, treinadores e organizadores de eventos escolares e outros.