Câmara de Boa Vista recebe visita de alunos de escola municipal do bairro Buritis

por lucas93 — publicado 09/10/2018 16h55, última modificação 09/10/2018 16h55
A visita faz parte do projeto Missão Pedagógica no Parlamento, da Câmara dos Deputados, cujo objetivo é despertar a cidadania nos estudantes

Visita dos alunos foi coordenada por Prof. Linoberg (Danielle Silva)

“A Câmara Municipal de Boa Vista amanheceu hoje mais alegre”. Foi assim que o presidente Mauricélio Fernandes (MDB) definiu a visita dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Maria Francisca da Silva Lemos, nesta terça-feira, 9, ao Poder Legislativo. A visita foi coordenada pelo vereador Professor Linoberg (Rede).

As 23 crianças de oito e nove anos visitaram os setores da Casa, como a diretoria de comissões, a presidência e o plenarinho, onde foram recebidos pelos vereadores Albuquerque (PC do B), Doutor Wesley Thomé (PC do B), Genival da Enfermagem (PTC), Idazio da Perfil (PP), Ítalo Otávio (PR), Manoel Neves (PRB), Nilvan Santos (PSC) e o presidente da Casa.

Os alunos ainda conheceram a galeria de fotos dos ex-presidentes, os gabinetes dos vereadores e o plenário Estácio Pereira de Mello, onde acompanharam o início da sessão de hoje.

Segundo o professor da escola do bairro Buritis, Robert Vasconcelos, a visita faz parte do projeto Missão Pedagógica no Parlamento (Câmara dos Deputados), cujo objetivo é despertar a cidadania dos estudantes. “Eles estão aprendendo na prática como funciona o sistema político”, avaliou.

Na Câmara, os alunos aprenderam a função principal do vereador, que é legislar, além do funcionamento do trâmite de projetos e indicações. A aluna Heloysa Mara, de oito anos, disse que o setor que mais gostou foi a presidência.

Mara levou à Casa uma carta aos vereadores, onde pede melhorias para o bairro Buritis. “Fizemos uma entrevista ao redor da escola no bairro Buritis e eles (moradores) disseram que nossos postos precisam de mais remédios e nossa praça precisa de reforma”, diz a carta, lida durante a sessão.

O presidente da Casa garantiu que as solicitações serão levadas à Prefeitura de Boa Vista. “Nós vamos transformá-las em indicações e vamos levá-las até o Executivo municipal, para que possamos, logo, logo, ter uma solução para os problemas indicados pelas crianças”, disse Fernandes.

Para Professor Linoberg, “é uma emoção enorme fazer a Câmara parceira das escolas municipais, na educação política das nossas crianças”.