Câmara de Boa Vista aprova criação do Censo Municipal de Pessoas com TEA
A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou, nesta terça-feira (10/06), o projeto de lei do vereador Ítalo Otávio que institui o Censo Municipal de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus Familiares.
A proposta tem como objetivo mapear o perfil social, econômico, étnico e cultural das pessoas com TEA, além de seus familiares, para embasar políticas públicas nas áreas de saúde, educação, trabalho, lazer e assistência social. A iniciativa busca garantir que o poder público tenha informações concretas para planejar ações eficazes e inclusivas.
O projeto determina ainda que o levantamento preserve o sigilo das informações coletadas, garantindo o respeito à privacidade das pessoas com TEA e suas famílias. Os dados também vão permitir o georreferenciamento dos casos, auxiliando na distribuição mais justa e estratégica dos serviços públicos.
Entenda o TEA
O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação, na interação social e na reciprocidade emocional. Crianças com autismo podem apresentar atrasos em diversas áreas do desenvolvimento, resistência a mudanças e comportamentos repetitivos.
Ao aprovar a criação do censo, a Câmara de Boa Vista dá um passo importante para construir uma cidade mais inclusiva, justa e preparada para acolher a diversidade.