Câmara aprova o "Dia Municipal da Prematuridade"

por Milene de Oliveira Thomé publicado 01/11/2022 16h37, última modificação 01/11/2022 16h37
Na sessão desta terça-feira, 1/11, projeto de autoria do vereador Thiago Fogaça, que institui o Novembro Roxo como o mês dedicado à realização de campanhas e ações educativas direcionadas ao enfrentamento do parto prematuro.

O vereador esclarece que o objetivo é mobilizar o Poder Público e a população no trabalho de prevenção do nascimento antecipado e na conscientização sobre os riscos envolvidos, bem como na assistência, proteção e promoção dos direitos dos bebês prematuros e suas famílias.
Por esta razão, 17 de novembro fica instituído como o "Dia Municipal da Prematuridade", bem como a semana na qual este dia acontece denominada "Semana da Prematuridade".
O vereador acrescenta que de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a prematuridade (nascimento antes de 37 semanas de gestação) é a primeira causa de mortalidade infantil no mundo todo.
“Além de campanhas de prevenção, a identificação e o correto encaminhamento para a unidade de saúde especializada podem salvar vidas. Ações já incentivadas pelo Ministério da Saúde como o método mãe canguru, a Rede Cegonha e a política de reanimação neonatal são importantes, e já se mostraram eficientes. Mas é preciso que tenhamos uma política coordenada de atenção à prematuridade, e não apenas ações isoladas”, justifica.