Câmara aprova honrarias a ex-técnica do Tesouro Nacional e deputados estaduais

por lucas93 — publicado 05/12/2017 15h48, última modificação 05/12/2017 15h48
Maria Tércia Ferreira Eluan, Brito Bezerra e Jalser Renier serão homenageados pela Câmara de Boa Vista
Câmara aprova honrarias a ex-técnica do Tesouro Nacional e deputados estaduais

O plenário da CMBV nesta terça-feira (Foto: Danielle Silva/Secom CMBV)

Em turno único, os vereadores de Boa Vista aprovaram nesta terça-feira, 5, os Projetos de Decreto Legislativo 54, 70 e 71/2017, que concedem honrarias à técnica aposentada do Tesouro Nacional, Maria Tércia Ferreira Eluan, e aos deputados estaduais Brito Bezerra (PP) e Jalser Renier (SD), presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Concedidos para reconhecer os homenageados por seus relevantes serviços prestados a Roraima, os decretos seguem para a promulgação do presidente da Câmara, vereador Mauricélio Fernandes (PMDB), e para a publicação no Diário Oficial do Município.

A entrega das honrarias será no plenário Estácio Pereira de Mello, mas ainda não tem data definida.

MARIA TÉRCIA

A acriana de 89 anos, que mora em Roraima há mais de 60, receberá o Título de Cidadão Boavistense, proposto pela vereadora Tayla Peres (PRTB). Maria ganhou notoriedade por ter trabalhado na Mesa de Renda Alfandegária de Boa Vista, que tornou-se Receita Federal, onde foi técnica do Tesouro Nacional por 35 anos, até se aposentar.

A família de Maria criou o primeiro comércio de trigo em Roraima. Seu saudoso esposo, Nagib Eluan, passou a vender o produto em larga escala, tornando-se pioneiro no comércio de produtos para panificação.

BRITO BEZERRA

Líder do Governo de Roraima na ALE-RR, o deputado de 45 anos receberá da Câmara o Diploma de Gratidão de Boa Vista, proposto pelo vereador Albuquerque (PC do B). Cearense, ele é técnico em Agropecuária, administrador e formado em Direito.

Mora em Roraima desde 1993. No Estado, trabalhou por 12 anos no Matadouro Frigorífico de Roraima (Mafir), onde exerceu vários cargos, incluindo o de gerente de Projeto de Integração Avícola, na Usina de Lacticínios e de Incubação.

Na Assembleia, elaborou vários projetos e indicações e ganhou destaque por atuar no fortalecimento da classe empresarial, por meio da flexibilização da política tributária, geração de emprego e renda, e pela criação de políticas públicas que incentivam o setor produtivo no crescimento da economia roraimense.

JALSER RENIER

Aos 45 anos, o presidente da ALE-RR será homenageado pela Câmara, com a Medalha de Honra ao Mérito Rio Branco, proposta pelo vereador Genilson Costa (SD).

Roraimense de nascimento, e formado em Gestão Pública, Renier, logo em sua estreia em eleições, foi eleito o deputado estadual mais jovem do Estado e o segundo do Brasil.

Em seu sexto mandato, Jalser Renier é autor de vários projetos de lei. Foi responsável pela criação da meia-entrada para estudantes em eventos culturais e defendeu a Biblioteca Virtual. À frente da ALE-RR, busca a aproximação do Poder Legislativo com a população

AS HONRARIAS

O diploma de gratidão é destinado a reconhecer personalidades que prestaram benefícios à capital. O requisito para ser homenageado é residir na cidade. O título honorário, por sua vez, é entregue a quem ajuda no desenvolvimento social local. Ao recebê-lo, o agraciado passa a ser conterrâneo da cidade. Já a medalha Rio Branco é concedida a pessoas ilustres e empresários locais que prestaram relevantes serviços para a comunidade.