Câmara aprova Dia de Conscientização da Neurofibramatose

por Milene de Oliveira Thomé publicado 12/05/2022 10h45, última modificação 12/05/2022 10h45
Projeto de iniciativa do vereador Ruan Kenobby, aprovado na manhã de hoje 11-05, na Câmara Municipal, institui o 7 de maio como o Dia Municipal de Conscientização da Neurofibramatose.

O termo “Neurofibromatose” indica um grupo de doenças genéticas caracterizadas principalmente pelo crescimento de tumores ao longo dos nervos, o que pode acontecer em qualquer parte do organismo.
Esses tumores são usualmente não-cancerígenos (benignos) e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), afetam mais de um milhão de pessoas no mundo.
É uma doença que não tem cura e segundo o vereador, seu projeto visa especialmente assegurar aos portadores dessa doença o direito a atendimento digno na rede pública de saúde, ao mesmo tempo conscientizar a população e os profissionais que esses pacientes precisam de acesso a serviços especializados.