AUTISMO -Câmara aprova prioridade na aplicação do questionário de verificação modificada

por Maria Eudiene Martins publicado 05/06/2024 18h30, última modificação 05/06/2024 18h30
Projeto de autoria dos vereadores Thiago Fogaça e Italo Otávio, aprovado na sessão desta quarta-feira 05/06, institui a preferência de aplicação do questionário de verificação Modificada para Autismo em Crianças (M-CHAT), nas creches públicas municipais de Boa Vista,.

A iniciativa visa prever o rastreamento de sinais precoces do autismo. Por esta razão, fica estabelecido critérios de respostas sim ou não, classificadas por pontuações como parâmetro para avaliar a criança e caso necessite, encaminha-la ao profissional da área.
Segundo os vereadores, M-CHAT é a principal escala de a principal escala de diagnóstico de TEA, ferramenta que auxiliar na classificação das crianças com risco de autismo .
“O questionário M-CHAT é um instrumento de triagem, composto por 23 itens, com respostas sim ou não, que pode ser respondido por pais ou responsáveis de crianças. Esse relatório é capaz de identificar uma criança com suspeita de autismo, mas o diagnóstico só pode ser concluído após exames e o atendimento médico”, justificam Ítalo Otávio e Thiago Fogaça.