Aprovados três projetos do vereador Adjalma Gonçalves

por Milene de Oliveira Thomé publicado 25/09/2023 09h40, última modificação 25/09/2023 09h40
Três projetos de autoria do vereador Adjalma Gonçalves foram aprovados na Câmara Municipal de Boa Vista, terça-feira, 19/9.

O primeiro projeto institui a Campanha Municipal Por uma Infância sem Racismo em Boa Vista, com objetivo de orientar as famílias sobre as maneiras de contribuir para uma infância sem racismo.

Segundo o vereador, a Campanha também pretende incentivar a implementação, em parceria com as empresas, de uma política de seleção pessoal com base na multicultural idade e na igualdade racial, valorizar, no Poder Público, iniciativas de trabalho baseadas em rotinas de atendimento sem discriminação para famílias indígenas, negras e imigrantes.

Outro objetivo é ainda, acrescenta Adjalma Gonçalves, promover a convivência e a integração entre as crianças e adolescentes de todas as origens, educar para o respeito à diferença, compreendendo que diversidade enriquece o conhecimento, orientar e apoiar famílias na busca de defesa nos serviços públicos, em casos de discriminação, por meio de denúncia, entre outros.

Também de autoria do vereador Adjalma Gonçalves, foi aprovado projeto que institui no calendário oficial do Município Semana de Valorização do Artista Local que acontecerá do dia 15 ao dia 20 de novembro de todos os anos.

A proposta é que durante a Semana, sejam realizados eventos, shows, apresentações e feiras culturais pelo Poder Público, exclusivamente por artistas locais.

“Nossa finalidade é o reconhecimento aos artistas locais, oferecendo oportunidades para que apresentem seus trabalhos a sociedade. Todos os artistas locais inscritos no mapeamento terão a oportunidade de visibilidade, alcançando patrocínios e contratos a parte. Não restam dúvidas de que esses profissionais necessitam de mecanismos que garanta espaço para a diversidade da produção artística e cultural, visto que possuem tanta dificuldade para expor os seus trabalhos”, justifica.

O terceiro projeto do vereador Adjalma Gonçalves, aprovado pelos colegas na Câmara, institui a Campanha de Combate ao Etarismo.

Etarismo é o nome que se dá ao preconceito e discriminação contra pessoas por causa da sua idade, com maior impacto com os idosos e é crime, enquadrado pelo Estatuto do Idoso.

Adjalma Gonçalves esclarece que a Campanha será realizada todos os anos na primeira semana de outubro, coincidindo com o dia 1.º de outubro, quando é comemorado o Dia Nacional do Idoso e passa a fazer parte do Calendário Oficial do Município.

O vereador acrescenta que esse tipo de preconceito também afeta pessoas jovens, mas as pessoas idosas são as maiores vítimas, podendo manifestar de diversas maneiras e ambientes, por exemplo o caso que repercutiu nacionalmente de uma estudante de Biomedicina de Bauru, no interior de São Paulo, que tem 45 anos e foi ridicularizada por colegas de classe por causa da idade.