Aprovados quatro projetos do vereador Ruan Kenobby

por Milene de Oliveira Thomé publicado 19/10/2023 12h55, última modificação 19/10/2023 13h03

Na sessão desta quarta-feira, foram aprovados quatro projetos de iniciativa do vereador Ruan Kenobby.
O primeiro deles trata sobre a utilização e aplicação do questionário M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers) para prever o rastreamento de sinais precoces do Autismo nas Unidades de Saúde Pública e privada âmbito municipal.
Segundo Ruan Kenobby, o questionário deve ser aplicado às crianças entre 16 e 30 meses, com a finalidade de obter um diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista.
Ele explica que o M-Chat é validado para rastreamento de risco para autismo.  As respostas às perguntas devem ser "sim" ou "não".
Cada resposta vale 1 ponto, de modo que a pontuação final varia de 0 a 23 e o escore total é calculado a partir da soma dos pontos. Se a pessoa obtiver mais de 3 pontos oriundos de quaisquer dos itens, ela é considerada em risco para autismo.
“ Esse transtorno não possui cura e suas causas ainda são incertas, porém ele pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para que, assim, o paciente possa se adequar ao convívio social e às atividades acadêmicas o melhor possível. Dai, a importância do questionário”, justifica.

Também de autoria do vereador Ruan Kenobby, foi aprovado projeto que cria o programa “Fisioterapia Geriátrica”, contemplando idosos a partir de 60 anos de idade.
A matéria estabelece a promoção, manutenção, prevenção e recuperação das mudanças fisiológicas ocorridas pelo processo de envelhecimento.
O programa “Fisioterapia Geriátrica” deverá ser executado nos locais indicados pela Prefeitura e também em domicílio, com cursos de conscientização do paciente e dos familiares acerca das limitações impostas pelo envelhecimento, permitindo assim melhor qualidade de vida a Terceira Idade.
O vereador destaca que a Fisioterapia para Idosos tem como objetivo promoção, manutenção, prevenção e recuperação das mudanças fisiológicas e biomecânicas ocorridas pelo processo de envelhecimento, como a diminuição da massa muscular e da densidade óssea, a perda da força muscular, da agilidade, da coordenação motora, do equilíbrio e da mobilidade articular, dentre outros processos.
“A fisioterapia domiciliar tem um papel importante para melhora da qualidade de vida na terceira idade, tornando o tratamento em casa semelhante ao de uma clínica fisioterápica com os mesmos recursos e custos, proporcionando maior conforto, pois não há dificuldade de locomoção, existindo a flexibilidade nos horários, as sessões são individualizadas e ocorre uma maior afinidade com o fisioterapeuta tornando a recuperação mais eficiente e segura”, acrescenta.

O terceiro projeto de Ruan Kenobby aprovado pelos vereadores obriga o Município a disponibilizar o teste gratuito de glicemia capilar em crianças nas escolas da rede pública e privada de ensino na Capital, para diagnóstico de diabetes.
A proposta do vereador é que Secretaria Municipal de Saúde promova campanha para esclarecimento público a respeito da importância e da necessidade de realizar o teste de glicemia capilar nas crianças, como forma de diagnosticar o diabetes e de evitar a ocorrência de óbitos por ausência de atendimento adequado ao paciente.
O vereador ressalta que o objetivo é efetivar as ações em prol da prevenção às complicações que envolvem os diabéticos tardiamente diagnosticados.
“Estudos e estatísticas relacionadas ao diabetes apontam que o número de pessoas portadoras de diabetes é crescente em todos os países, e grande parte dos portadores de diabetes desconhece esta condição, não sabem que têm a doença. Hoje, crianças de zero a 5 anos de idade já têm diabetes”, lamenta

Aprovado também projeto que institui a Semana de Conscientização sobre a Saúde Ocular, Auditiva e Fonoauditiva nas escolas e creches de Boa Vista.
O autor do projeto, vereador Ruan Kenobby, propõe que a Semana passe a integrar o calendário oficial com ações que visem conscientizar e educar alunos, pais e responsáveis, professores e demais profissionais da Rede Municipal de Ensino, para a importância da prevenção e diagnóstico precoce de problemas e doenças relacionadas à visão, audição e fala.

“É necessário ver, ouvir para entender e falar. A presente proposta legislativa busca informar, prevenir, identificar e corrigir de forma precoce problemas visuais, auditivos e de fala que possam comprometer o processo de aprendizagem e socialização das crianças em idade escolar. A visão é o sentido responsável pela maior parte do recebimento de informações sensoriais do meio externo. A audição, por sua vez, é imprescindível para o alcance da linguagem oral, para a compreensão verbal, e para a aprendizagem da leitura e da escrita. A fala a comunicação oral é a base das relações com outras pessoas. Logo, é essencial para a vida em sociedade”, analisa.