Aprovados quatro projetos do vereador Adjalma Gonçalves

por Milene de Oliveira Thomé publicado 12/09/2023 10h50, última modificação 12/09/2023 10h50
Na sessão da Câmara Municipal de Boa Vista terça-feira, 5/9, foram aprovados quatro projetos do vereador Adjalma Gonçalves.

O primeiro deles propõe atendimento prioritário às pessoas em tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou que utilizem bolsa de colostomia em Boa vista.
Conforme detalha o vereador, essa prioridade deverá ser assegurada em filas Casas Lotéricas, Supermercados e demais estabelecimentos comerciais, assim como acesso aos assentos nos transportes coletivos e em vagas de estacionamentos.
“ A medida tem como objetivo garantir que esses pacientes recebam atendimento prioritário em estabelecimentos de saúde, a fim de evitar atrasos ou transtornos que possam prejudicar o tratamento ou causar desconforto aos pacientes. É importante destacar que esses pacientes estão em um momento delicado de suas vidas e precisam de atenção especializada e de cuidados adequados para garantir a efetividade do tratamento”, complementa.
Também de autoria do vereador Adjalma Gonçalves projeto que dispõe sobre a modernização dos equipamentos sonoros (sirene e alarmes) utilizados nas escolas públicas municipais.
A proposta do vereador é que sirenes e alarmes utilizados para sinalizar o início de turnos, períodos e intervalos, sejam substituídos por sinaleiros musicais, resguardando especialmente a proteção das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Crianças com Transtorno de Espectro Autista que possuem grande sensibilidade aos estímulos sonoros abruptos e de alta intensidade, como é o caso das sirenes Dentre os elementos da cognição que são afetados está a diminuição da capacidade de concentração, o desinteresse, a alteração de humor. Estudos estimam que entre 56% e 80% das pessoas com TEA apresentam hipersensibilidade aos estímulos do ambiente, como o som”, explica

O terceiro projeto do vereador Adjalma Gonçalves aprovado na Câmara institui a “Semana de Promoção da Saúde Mental”, de Boa vista , a ser realizada, anualmente, no mês de outubro, especialmente no dia 10 que deverá ser incluso no calendário oficial de eventos do Município.
O dia 10 de outubro é conhecido como o Dia Mundial da Saúde Mental, um dia internacional para a educação, conscientização e defesa da saúde mental global contra o estigma social.
O vereador ressalta que a cada ano , o tema da saúde mental ganha mais atenção no debate público.
Dados do Ministério da Saúde mostram que a depressão atinge mais de 30 milhões de brasileiros, sendo que o Brasil é considerado o país que tem a maior quantidade de casos da doença na América Latina e também um dos mais ansiosos do mundo.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, quase um bilhão de pessoas viviam com um transtorno mental.
O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade.

Também de autoria do vereador Adjalma Gonçalves o projeto que declara de Utilidade Pública o Abrigo Transitório Bom Samaritano - ATBS, associação civil sem fins lucrativos e de natureza não governamental.
O Abrigo Transitório Bom Samaritano é uma instituição de solidariedade social, fundado em 08 de junho de 2015.
Tem como objetivo principal fornecer alojamento e refeições a pessoas do sexo masculino na faixa etária de 18 a 60 anos em situação de vulnerabilidade social independentemente da sua ascendência, raça, etnia, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação econômica, condição social ou orientação sexual, proporcionando inclusão social.