Aprovados projetos da vereadora Tuti Lopes que beneficiam as mulheres

por Milene de Oliveira Thomé publicado 17/03/2021 16h37, última modificação 17/03/2021 16h37
Por unanimidade, os vereadores de Boa Vista aprovaram na manhã desta quinta-feira, dois projetos de autoria da vereadora Tuti Lopes, que beneficia as mulheres.

Por unanimidade, os vereadores de Boa Vista aprovaram na manhã desta quinta-feira, dois projetos de autoria da vereadora Tuti Lopes, que beneficia as mulheres.
O primeiro deles institui a Semana de Atendimento à Saúde da Mulher, a ser realizada sempre entre os dias 1 e 8 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
A proposta da vereadora é que nesse período, a rede municipal de saúde intensifique ações que proporcionem o acesso a serviços como marcação de consultas, exames laboratoriais e ainda, que as mulheres recebam atendimento especial, em quaisquer outros tratamentos
Conforme Tuti Lopes, é certo que o direito às mulheres nem sempre é assegurado pelo poder público, seja pela demanda sempre superior à oferta , por problemas burocráticos , operacionais ou financeiros
“Nesse período, o Município deverá promover ações que facilitem às mulheres o acesso ao atendimento na rede municipal de saúde”, justifica

 

Carteira Municipal de Saúde da Mulher

O outro projeto de autoria da vereadora Tuti Lopes, também aprovado por unanimidade, cria a Carteira Municipal de Saúde da Mulher, que poderá ser expedida pelo Município de forma digital.
A vereadora explicou que essa carteira é como um prontuário, onde vão ser anotados todos os atendimentos realizados, identificando a unidade de atendimento e o profissional da rede pública e privada, assim como os dados relativos às doenças graves que a mulher seja portadora.
Carteira Municipal de Saúde da Mulher, além de auxiliar no controle da saúde da população feminina, vai facilitar o trabalho dos profissionais de saúde, especialmente os atendimentos prestados pelos médicos que terão melhores condições de proferir os diagnósticos mais precisos.
Tuti Lopes acrescenta que a carteira traz mais segurança para as pacientes e médicos que necessitem fazer procedimentos futuros, pois terão informações detalhadas e importantes quanto aos exames já realizados, tratamentos em andamento, facilitando diagnóstico mais preciso assim como procedimentos que necessitem de continuidade, independente dos profissionais que vão acompanhar as pacientes.
Ambos os projetos seguem para análise do chefe do Executivo e caso sejam sancionados, serão regulamentados para sejam implementadas as ações propostas