Aprovados cinco projetos do vereador Ruan Kenobby

por Maria Eudiene Martins publicado 08/05/2024 15h32, última modificação 08/05/2024 15h32
Na sessão desta terça-feira, 07/05, foram aprovados cinco projetos de autoria do vereador Ruan Kenobby.

Na sessão desta terça-feira, 07/05, na Câmara Municipal de Boa Vista, foram aprovados cinco projetos de autoria do vereador Ruan Kenobby.
O primeiro deles institui o Programa de Eventos de Ciclismo Solidário no Município de Boa Vista, com o objetivo de organizar eventos de ciclismo solidário em parceria com organizações de prevenção ao suicídio, com a finalidade de arrecadar fundos para essas organizações e promover a conscientização sobre a importância da saúde mental.

Também recebeu aprovação unânime dos vereadores o projeto que institui o Programa de Treinamento em Saúde Mental para Professores, Funcionários Municipais e Líderes Comunitários em Boa Vista.

Segundo o vereador Ruan Kenobby, tem como objetivo oferecer treinamento regular em saúde mental e identificação de sinais de alerta a professores, funcionários públicos e líderes comunitários, a fim de capacitá-los a detectar e auxiliar pessoas em risco.
O treinamento em saúde mental abordará temas como: Conscientização sobre Saúde Mental: Noções básicas sobre saúde mental, incluindo a compreensão de transtornos mentais, estigma e preconceito. - Identificação de Sinais de Alerta.

Ciclismo para Jovens
Também aprovado na sessão de hoje o Programa de Ciclismo para Jovens no Município de Boa Vista.
Conforme ressalta Ruan Kenobby, o programa é voltado para adolescentes, com foco na promoção da saúde mental, do trabalho em equipe e da prevenção da prevenção ao suicídio.
A proposta é que sejam oferecidas aos jovens aulas de ciclismo ministradas por instrutores treinados, promovendo o desenvolvimento de habilidades de ciclismo e promoção da atividade física.

Programa de Intervenção em Crise no Município
Com o objetivo de sistematizar o treinamento de voluntários locais em intervenção em crises suicidas, capacitando-os a oferecer suporte imediato em situações de risco, os vereadores aprovaram o Programa de Intervenção em Crise no Município de Boa Vista.
O autor do projeto, vereador Ruan Kenobby, ressalta que é uma iniciativa importante que vai contribuir para a prevenção do suicídio, fornecendo suporte imediato e encaminhamento adequado de pessoas em crise suicida.
Além disso, acrescenta, vai reduzir o tempo de resposta em situações de crise suicida, garantindo que as pessoas em risco recebam apoio rapidamente.

Resiliência nas Comunidades
O quinto projeto do vereador Ruan Kenobby, aprovado hoje, institui o Programa de Resiliência nas Comunidades em Boa Vista.
Combater o isolamento social e estimular o senso de pertencimento estão entre os objetivos do Programa, que deverá promover o fortalecimento dos laços sociais e ainda, desenvolver a capacidade das comunidades locais para enfrentar desafios e crises.
“ Acreditamos que, ao investir no bem-estar e na coesão das comunidades, criamos ambientes mais saudáveis e resilientes, capazes de enfrentar desafios e crises de forma mais eficaz, ao mesmo tempo que promovemos o desenvolvimento local e o bem estar de todos os residentes do Município”, justifica Ruan Kenobby.