Aprovado projeto que institui o Programa Boa Vista mais segura

por Milene de Oliveira Thomé publicado 06/09/2023 12h22, última modificação 06/09/2023 12h22
Na sessão desta terça-feira, 06-09, foi aprovado projeto de autoria do vereador Nilson Bispo que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Boa Vista mais segura e cria o Programa Municipal de Segurança nas Comunidades, destinados a fomentar as iniciativas de segurança.

O vereador ressalta que o programa será de grande importância no apoio à atuação da prevenção e elucidação de delitos através da utilização de câmeras de videomonitoramento com a inteligência artificial agregadas, firmando parcerias com as comunidades locais, empresas e órgãos de segurança pública atuantes no município.
Ele propõe que a Prefeitura, para implementar o projeto, faça parcerias com instituições e em especial com o Estado e a União, somando forças no combate à criminalidade e violência urbana.
“A segurança pública visa garantir que cada cidadão possa ter seus direitos individuais protegidos, fazendo com que possam exercer seu direito de cidadania em segurança, como trabalhar, conviver em sociedade e se divertir. No entanto, a banalização da violência urbana e os crescentes índices de criminalidade amedrontam cada vez mais a população boa-vistense. Não se vive hoje sem o medo constante da agressão física ou moral; não se consegue mais estabelecer um sentimento de segurança plena”, justifica.
O vereador Nilson Bispo pontua ainda que a atual situação é agravada pelo fato de que o sistema tradicional de Segurança Pública, a Polícia, não consegue mais, sozinha controlar ou diminuir essa onda de violência.