Aprovado projeto que autoriza Município realizar exames encaminhados por médicos particulares

por Milene de Oliveira Thomé publicado 14/04/2022 00h29, última modificação 14/04/2022 00h29

De autoria do vereador Nilson Bispo, foi aprovado na sessão desta quarta-feira 13-04, na Câmara Municipal de Boa Vista, projeto que autoriza que órgãos municipais atendam exames encaminhados por médicos particulares. Conforme consta no projeto, fica o Município de Boa Vista obrigado a realizar o atendimento de pedidos de exames encaminhados por médicos particulares no âmbito da rede pública de saúde e no pedido de exame deve constar a identificação médica do profissional que assina, fornecida pelo Conselho Regional de Medicina.

O vereador Nilson Bispo esclarece que saúde pública vive uma grave crise, onde as filas para atendimento são longas e a espera chega a durar meses. Por causa disso, muitas vezes a população é obrigada a buscar atendimento particular, fazendo dívidas para pagar as consultas e realizar exames, em busca de tratamento imediato.
“Nosso objetivo é garantir que a população, encaminhada por médicos particulares, seja atendida também na rede pública de saúde do Município. Entendendo o SUS como "um sistema ímpar no mundo, que garante acesso integral, universal e igualitário à população brasileira, do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos", temos assim a garantia de que o paciente possa realizar exames na rede pública, independente do médico que fez o primeiro atendimento ser ou não do SUS”, acrescenta.