Câmara institui comenda em homenagem ao fundador da Rede Amazônica

por Eudiene Martins publicado 18/12/2025 18h08, última modificação 18/12/2025 18h08

 

De iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Genilson Costa, os vereadores aprovaram, na sessão desta quarta-feira (17/12), a criação da comenda Título de Mérito Profissional “Phelippe Daou”.

A honraria será concedida anualmente pela Câmara a jornalistas, comunicadores e profissionais da área da comunicação que tenham se destacado pelo relevante trabalho desenvolvido em prol da informação, da cultura, da ética e do desenvolvimento social do Município.

“É um projeto muito especial e uma das maiores honrarias que a Câmara passa a conceder. Vamos reconhecer e homenagear jornalistas e comunicadores que se destacaram em suas áreas de atuação em Boa Vista, contribuindo para o fortalecimento da informação, da cidadania e da identidade roraimense”, destacou o vereador Genilson Costa.

O presidente da Câmara ressaltou ainda a satisfação em homenagear o legado de Phelippe Daou, bem como sua família, amigos, colaboradores e todos que integram o Grupo Rede Amazônica, fundado por ele. Phelippe Daou foi um notável jornalista, advogado e uma das maiores referências do empresariado da comunicação na Região Norte.

Para Genilson Costa, a criação do Título de Mérito Profissional “Phelippe Daou” reforça o compromisso do Poder Legislativo boa-vistense com o reconhecimento do mérito, da ética e do profissionalismo daqueles que contribuem diariamente para informar, educar e inspirar a sociedade.

Phelippe Daou

Segundo o presidente da Câmara, a trajetória de Phelippe Daou se confunde com o próprio desenvolvimento da comunicação na Região Norte do Brasil. Visionário e comprometido com um jornalismo ético e regionalizado, ele inaugurou, em 1975, a primeira emissora de televisão em Roraima, levando Boa Vista e o Estado ao conhecimento de todo o país e aproximando o roraimense de sua própria realidade por meio da informação local.

Nascido em 15 de dezembro de 1928, em Manaus (AM), Phelippe Daou iniciou sua carreira como repórter no Jornal do Comércio, destacando-se pela versatilidade e dedicação ao jornalismo.

Sua atuação profissional resultou na criação de um dos maiores grupos de comunicação da Amazônia, contribuindo significativamente para a integração regional, o desenvolvimento social e a valorização da cultura amazônica.

“Ao atribuir o nome ‘Phelippe Daou’ a esta comenda, a Câmara Municipal de Boa Vista presta uma justa homenagem a um homem cuja vida foi dedicada à informação, à liberdade de expressão e à construção de uma imprensa comprometida com a verdade. Trata-se de reconhecer, por meio desta honraria, todos os profissionais da comunicação que, assim como ele, desempenham papel essencial na formação da opinião pública e no fortalecimento da democracia local”, concluiu Genilson Costa.