Câmara aprova inclusão do projeto “Maria Vai à Escola” na grade curricular municipal

por Eudiene Martins publicado 26/08/2025 16h17, última modificação 26/08/2025 16h17

 

A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou, na sessão desta terça-feira (26/08), o projeto “Maria Vai à Escola”, de autoria da bancada feminina da Casa, que passa a integrar a grade curricular da rede municipal de ensino.

O objetivo da proposta é ampliar a conscientização sobre a prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher, além de promover a igualdade de gênero e o fortalecimento dos direitos humanos.

As vereadoras autoras - Pastora Carla Messias, Aline Rezende, Carol Dantas, Bárbara Falcão, Jeu Nunes, Tuti Lopes e Walkiria Ribeiro — destacam que a iniciativa busca sistematizar o conhecimento sobre as causas e consequências da violência, estimular a resolução pacífica de conflitos e incentivar a cultura de paz.

Conteúdo na grade curricular

De acordo com o projeto, os estudantes da rede municipal passarão a ter acesso a conteúdos sobre:
• Identidade, família e pertencimento;
• Empatia e solidariedade;
• Novos papéis de homens e mulheres na sociedade;
• Violência doméstica e a Lei Maria da Penha;
• Valores éticos para a construção de um mundo melhor;
• Igualdade e direitos humanos.

Sobre o “Maria Vai à Escola”

O projeto é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), em parceria com a Prefeitura de Boa Vista. Lançado em 2015, leva para as salas de aula do 5º ano do ensino fundamental debates sobre cidadania, direitos humanos, igualdade de gênero e prevenção à violência doméstica.

As atividades utilizam aulas dinâmicas e metodologias ativas, incentivando a reflexão e o diálogo. A proposta é formar crianças como cidadãos conscientes e multiplicadores do conhecimento, contribuindo para uma sociedade mais justa e livre da violência.