Vereadores de Boa Vista realizam reunião para debater sobre o Projeto Piloto do Leilão de Eficiência Energética

por Milene de Oliveira Thomé publicado 19/08/2021 19h46, última modificação 19/08/2021 19h46
Em reunião remota, os vereadores de Boa Vista participaram na manhã desta quinta-feira 19-08, para debater sobre o Projeto Piloto do Leilão de Eficiência Energética em Roraima.

Em reunião remota, os vereadores de Boa Vista participaram na manhã desta quinta-feira 19-08, para debater sobre o Projeto Piloto do Leilão de Eficiência Energética em Roraima.
Alexandre Henklain, Coordenador do Fórum de Energias Renováveis de Roraima e o engenheiro eletricista e integrante do Fórum, Cristiano Bessa, responderam aos questionamentos dos vereadores e detalharam o projeto, visando buscar apoio do Legislativo Municipal como duplicadores dessas informações e apoiadores da iniciativa.
Os vereadores se comprometeram em estudar mais a fundo toda a legislação pertinente, assim como o projeto na sua totalidade e, deixaram claro que, se é para beneficiar a população e resolver a matriz energética, minimizando os custos para a população, a Câmara certamente vai apoiar irrestritamente.
Em 2019, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) lançou o Leilão nº 4/2020, denominado Leilão de Eficiência Energética, que prevê a contratação de agente para o desenvolvimento de projetos de eficiência energética em Roraima, que visem à redução do consumo de energia elétrica na capital, Boa Vista.
Boa Vista, foi escolhida como cidade- piloto para realização desse programa por ser a única capital do país fora do Sistema Interligado Nacional, o município depende de termelétricas a óleo diesel, mais poluentes e caras.
Conforme os representantes do Fórum, o gasto com esse combustível é dividido entre todos os consumidores do país, por meio do encargo chamado de Conta de Consumo de Combustíveis (CCC). Os resultados do programa servirão para guiar um modelo que poderá ser replicado em outras regiões do país.