Juiz federal e ex-procurador-geral da CMBV recebem o Título de Cidadão Boavistense

por lucas93 — publicado 14/11/2018 17h02, última modificação 14/11/2018 17h02
Câmara homenageou o juiz federal cearense Diego Leonardo Andrade de Oliveira e o advogado piauiense Fernando Pinheiro dos Santos
Juiz federal e ex-procurador-geral da CMBV recebem o Título de Cidadão Boavistense

Juiz Diego, vereador Manoel e advogado Fernando (Danielle Silva)

A Câmara Municipal de Boa Vista homenageou nesta quarta-feira, 14, o juiz federal cearense Diego Leonardo Andrade de Oliveira e o ex-procurador-geral da Casa, o advogado piauiense Fernando Pinheiro dos Santos.

Eles receberam o Título de Cidadão Boavistense, concedido a pessoas que prestaram relevantes serviços à sociedade boavistense. Quem o recebe passa a ser conterrâneo da cidade, mesmo que não tenha nascido ou resida no local que lhe agraciou.

Autor da homenagem, aprovada pelo plenário da Casa, o vereador Manoel Neves (PRB) foi quem entregou as honrarias. “Me sinto muito honrado em fazer estas homenagens. São pessoas que têm contribuído com o nosso Município, com o nosso Estado, deixando suas terras natais”, disse.

“O presente é nosso por terem acreditado na nossa terra e aqui terem estabelecido raízes e terem contribuído muito com o desenvolvimento do nosso Estado de Roraima”, declarou o presidente da Casa, vereador Mauricélio Fernandes (MDB).

Para Diego Leonardo, o título é “mais generoso do que merecido”. “Boa Vista tem me dado os melhores anos da minha vida. Estou sendo tão feliz nesta terra, pessoal e profissionalmente. Em troca, tenho me empenhado para entregar à população roraimense um trabalho dedicado, comprometido e solícito nas medidas da minha capacidade, tanto na Justiça Federal de Roraima como no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) deste Estado”, discursou o juiz, que agradeceu a quem o apoiou em sua trajetória.

Por sua vez, o advogado Fernando Pinheiro disse que antes do título já se considerava um boavistense. “Estou profundamente honrado com este título, algo que me emociona, algo que vou lembrar para o resto da vida. Não vim para Roraima para passar uma chuva, mas fincar raízes, desenvolver meu trabalho e contribuir com este Estado, com esta capital linda”, disse em discurso de agradecimento no plenário.

OS HOMENAGEADOS

Nascido em Fortaleza (CE), o juiz de 35 anos, do quadro de magistrados do TRE-RR, está em Boa Vista desde 2015, quando veio para ser juiz federal titular da 3ª Vara da Seção Judiciária. Por sua atuação no Estado, recebeu por dois anos consecutivos o Selo Diamante da Justiça Federal, que o reconheceu como um dos melhores do País.

Foi ainda juiz federal substituto da 9ª Vara Federal da Seção Judiciária do Maranhão. Diego Leonardo é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Por sua vez, o advogado Fernando Pinheiro é de Teresina (PI), está em Roraima desde 1999 e atualmente preside o Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB-RR).

Já foi delegado em Normandia, no 1º Distrito Policial de Boa Vista e nas Delegacias de Defesa da Infância e da Juventude e do Acidente do Trabalho (DAT). Dirigiu ainda o Departamento de Polícia Judiciária do Interior (DPJJ).

Também foi procurador-geral da Companhia Energética de Roraima (Cerr), da Prefeitura de Alto Alegre e das câmaras municipais do Cantá, do Bonfim, do Uiramutã e de Boa Vista, onde chefiou o grupo de estudos para elaboração da Lei Orgânica do Município.

Na Assembleia Legislativa de Roraima, chefiou a equipe de estudos responsável pela implantação e regulamentação da Corregedoria em 2006 e o time responsável pela implantação do quadro de funcionários da mesma em 2010, além de ter sido assessor especial da Corregedoria e assessor jurídico do Procon Assembleia.