CMBV apoiará ato público em defesa do SUS

por Ascom Genival da Enfermagem — publicado 08/05/2018 13h32, última modificação 08/05/2018 13h32
O evento será em Boa Vista e São João da Baliza, nos dias 14 e 15 de maio; realização é das câmaras municipais das cidades, com apoio do vereador Genival da Enfermagem (PTC)

Na próxima semana, nos dias 14 e 15 de maio, Boa Vista e São João da Baliza serão palco de atos públicos em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). As Câmaras Municipais das cidades, com apoio do vereador Genival da Enfermagem (PTC), mobilizarão a população em prol da saúde pública.

Com o tema "O SUS pede Socorro", os atos públicos terão como objetivo apoiar o Conselho Nacional de Saúde (CNS) contra a Emenda Constitucional nº 95, que traz graves prejuízos à população brasileira. Aprovada pelo Congresso Nacional em 2016, a emenda congela investimentos na saúde e em outras áreas essenciais, como a educação, pelos próximos 20 anos.      

Em agosto do ano passado, o CNS começou a coletar assinaturas em apoio a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.658 que visa vetar a EC nº 95/2016. A meta é alcançar 3 milhões de assinaturas em todo o país. As primeiras 50 mil coletadas já foram entregues no Supremo Tribunal Federal (STF) durante a 1ª Semana Nacional da Saúde, no mês passado. O vereador Genival da Enfermagem apoia a coleta no estado.

Conforme o conselheiro nacional de Saúde no seguimento de Usuários, Wanderley Gomes da Silva, que participará dos atos públicos em Roraima, a emenda acelera o desmonte da saúde pública no país. "Em 20 anos de vigência da EC nº 95 o prejuízo de investimentos será R$ 430 bilhões. Incide diretamente na oferta de saúde e na qualidade do serviço. Por isso, a revogação é uma necessidade urgente", pontuou.

Em audiência pública realizada pela Câmara de Boa Vista, no mês passado, representantes dos conselhos Estadual e Municipal de Saúde, Sindicato de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, Conselho Regional de Odontologia, OAB Seccional Roraima e sociedade civil organizada se reuniram para tratar sobre os reflexos da EC nº 95/2016.

Os discursos foram todos no mesmo tom, de preocupação em relação ao futuro da saúde pública. O vereador Genival da Enfermagem classificou a emenda como criminosa. "Não podemos aceitar o desmantelamento da saúde pública, um direito assegurado na Constituição Federal. O SUS é o melhor plano de saúde do mundo, só é mal gerido. O futuro desse importante sistema de saúde do país depende de cada um de nós. Não podemos cruzar os braços. Precisamos nos unir para dizer não a EC nº 95", destacou.   

ATOS PÚBLICOS

Em Boa Vista, o ato público em defesa do SUS acontecerá na segunda-feira (14), a partir das 16h, na praça Fábio Marques Paracat, em frente à Câmara Municipal. No município de São João da Baliza, a mobilização ocorrerá na terça-feira (15), a partir das 17h, na praça de alimentação, também em frente à sede da Câmara Municipal.

SEMANA DA ENFERMAGEM

Em 12 de maio, é celebrado o Dia Mundial do Enfermeiro e 20 de maio, Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. As datas compreendem a Semana da Enfermagem e foram criadas em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nightingale e Anna Nery. A última, enfermeira brasileira e primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.