Câmara tramitou quase 10 mil matérias legislativas no 1º semestre
Após a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, neste sábado (19/07), o presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Genilson Costa, anunciou o recesso parlamentar até 12 de agosto e fez um balanço do trabalho dos vereadores no primeiro semestre de 2025.
Nos seis primeiros meses do ano, tramitaram na Casa quase 10 mil matérias legislativas: foram 8.880 indicações, 180 projetos de lei apresentados pelos vereadores e 20 de autoria do Poder Executivo. Nesse período, a Câmara realizou 36 sessões ordinárias, seis extraordinárias, oito sessões solenes e 21 audiências públicas. Os parlamentares também deliberaram sobre 285 projetos de decreto, três projetos de resolução, oito mensagens de veto e 60 emendas a matérias legislativas.
“Esses números refletem o esforço de cada gabinete, servidor e vereador. Esta Casa Legislativa tem demonstrado compromisso com o interesse público e respeito à democracia. Foi um semestre produtivo e marcado pelo diálogo. Cada parlamentar tem exercido seu mandato com seriedade e espírito público”, destacou o presidente.
Atuação como vereador
Mesmo atuando na gestão da Casa, Genilson Costa ressaltou que mantém sua atuação parlamentar. No semestre, apresentou 587 indicações, 13 projetos de lei, 25 projetos de decreto, três projetos de resolução e uma emenda à LDO.
Avanço no tratamento do câncer infantil
Sobre sua emenda à LDO, o presidente celebrou a aprovação do recurso que permitirá à Prefeitura criar um serviço especializado no tratamento do câncer infantil e juvenil em Boa Vista. “É uma grande conquista, que vai beneficiar muitas famílias”, afirmou.
Audiências públicas e o Pressem
O presidente também reforçou a importância das audiências públicas como espaço democrático de participação popular. Citou como exemplo o debate sobre o Regime de Previdência Municipal (Pressem), quando atendeu aos sindicatos e reafirmou seu posicionamento em defesa dos mais de nove mil servidores municipais.