Câmara realiza audiência pública sobre a importância dos jovens na política

por Milene de Oliveira Thomé publicado 31/03/2022 00h36, última modificação 31/03/2022 00h36
Nesta quarta-feira (30), a Câmara Municipal de Boa Vista, realizou uma audiência pública sobre "A Importância do Jovem na Política". A baixa procura pelo título de eleitor de pessoas na idade em que votar é facultativo, foi o que motivou a vereadora Regiane Matos (MDB), requerer a audiência.

Nesta quarta-feira (30), a Câmara Municipal de Boa Vista, realizou uma audiência pública sobre "A Importância do Jovem na Política".  A baixa procura pelo título de eleitor de pessoas na idade em que votar é facultativo, foi o que motivou a vereadora Regiane Matos (MDB), requerer a audiência.   

“Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a procura de jovens é a mais baixa desde as eleições de 1989. Para se ter uma ideia, a sete meses das eleições gerais, pouco mais de 10% dos jovens de 16 e 17 anos tiraram o seu título eleitoral”, explicou.

Em Roraima, até fevereiro deste ano 3.351 jovens de 16 e 17 anos fizeram o alistamento eleitoral, conforme consta no site do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE/RR). O número é considerado um dos mais baixos do país.

Regiane Matos, que também é líder do MDB na Câmara, informou que após o TSE ter realizado a Semana do Jovem Eleitor, de 14 a 18 de março, Roraima esteve entre os estados menos engajados. “Roraima, Rondônia e Amapá foram as unidades da federação com a menor quantidade de pessoas entre 15 e 18 anos que buscaram a Justiça Eleitoral para tirar o primeiro título.”

Audiência pública – A audiência pública foi presidida por Regiane Matos e teve como mediador o vereador Adnan Lima (PMB). As palestras foram apresentadas por lideranças jovens. Entre os temas, foram abordados: A importância do Jovem na Política, Primeiro Voto, O que o voto do jovem influencia e Mulher Jovem na Política. Houve ainda a participação de Daniely Souza Teixeira, coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do TER/RR que irá tirou dúvidas do público.

“A mudança política demanda tempo e reflexão. Portanto, para que o processo político comece a receber oxigênio, é necessário que plantemos as sementes. E é o que estamos fazendo com esta audiência e o jovem tem papel importante nesse processo político”, enfatizou Regiane.

Facilidade  –  É possível fazer o alistamento eleitoral de forma online. O prazo vai até 04 de maio, inclusive para jovens acima de 15 anos, que terão completado 16 anos, no dia 2 de outubro. A emissão é fácil, gratuita e pode ser feita em casa: basta acessar o site do TSE, depois clicar em autoatendimento do eleitor, depois atendimento ao eleitor e por último, tirar o primeiro título eleitoral.

O cadastro exige a apresentação de comprovante de residência e de documento de identificação. Para jovens homens e maiores de 18 anos, é necessário também o certificado de quitação militar.

 

____________________

Sandra de Andrade

Assessora de Comunicação

Vereadora Regiane Matos