Câmara de Boa Vista homenageia 16 personalidades locais

por lucas93 — publicado 07/03/2018 15h30, última modificação 07/03/2018 16h04
Indicados por oito vereadores, os homenageados foram agraciados com medalhas de honra ao mérito, títulos e diploma
Câmara de Boa Vista homenageia 16 personalidades locais

Homenageados e vereadores (Danielle Silva)

A Câmara Municipal de Boa Vista homenageou nesta quarta-feira, 7, dezesseis personalidades locais que prestaram relevantes serviços à sociedade roraimense. Os homenageados foram agraciados com medalhas de honra ao mérito, títulos e diploma.

As pessoas foram indicadas pelos vereadores Genilson Costa (SD), Júlio Medeiros (Podemos), Professor Linoberg (Rede), Manoel Neves (PRB), Mirian Reis (PHS), Nilvan Santos (PSC), Tayla Peres (PRTB) e Zélio Mota (PSD).

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, as agraciadas com a Medalha Teresa Maciel foram as advogadas Clarissa Vencato, Dalva Maria Machado e Mary Júlia Magalhães, e a incentivadora da cultura da panela de barro em Normandia, Lídia Raposo. Elas receberam a honraria por serem mulheres que contribuíram para a melhoria da sociedade roraimense.

Concedida a profissional de imprensa de destaque em Roraima, a Medalha Jornalista Laucides Oliveira foi entregue às jornalistas Marleide Cavalcante e Sandra Lima Leal.

Destinado a tornar o homenageado conterrâneo da cidade, reconhecendo-o por ajudar no desenvolvimento local, o Título de Cidadão Boavistense foi concedido ao policial militar Cristiano Calú, ao professor-doutor Guido Nunes Lopes, ao jornalista José Raimundo Rodrigues, à ex-técnica do Tesouro Nacional Maria Tércia Ferreira Eluan, ao empresário Roberto Franco Pereira Coelho, e ao deputado Jhonatan de Jesus (PRB) - representado pelo deputado Mecias de Jesus (PRB), seu pai.

Nunes Lopes também recebeu a Medalha Rio Branco (que reconhece pessoas ilustres que prestam relevantes serviços), a qual ainda foi entregue ao técnico em Enfermagem Ednilson Cruz Cardoso. Em julho de 2017, Cardoso ganhou notoriedade nacional ao sobreviver a um desastre aéreo.

O mediador de conflitos Ricardo Mattos, constantemente solicitado pela Câmara para participar de audiências públicas por possuir vasto conhecimento em diversos assuntos, recebeu a Medalha O Bom Samaritano - concedida a instituições filantrópicas ou pessoas que contribuem para o trabalho social na capital.

O Diploma de Gratidão de Boa Vista, destinado a reconhecer personalidades que prestaram benefícios à capital, foi concedido ao médico Augusto Botelho, que foi senador por Roraima de 2003 a 2011.

Por fim, a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo Municipal agraciou o jovem atleta multicampeão Enzo Botinelly, que em fevereiro conquistou o bicampeonato do Pan Kids de Jiu-Jitsu, nos Estados Unidos. A honraria homenageia pessoas que se destacaram no esporte e contribuem para o desenvolvimento, divulgação e a prática desportiva.

HOMENAGEADOS AGRADECEM

Os dezessete homenageados agradeceram, em seus discursos, pela homenagem concedida pela Câmara, ao citarem vereadores e pessoas que ajudaram em suas trajetórias, como amigos e familiares.

Ednilson Cardoso, sobrevivente de um desastre aéreo, disse que o fato o ajudou a valorizar ainda mais a sua vida. “A vida da gente é só uma. Depois do acidente, vi que cada minuto da vida é importante”, declarou o técnico em Enfermagem.

“Muito corajosa a atitude. O mínimo que nós do Poder Legislativo poderíamos fazer é reconhecer ele e sua classe com esta honraria”, disse o vereador Genilson Costa.

Também homenageado, o jornalista José Roberto Rodrigues elogiou a iniciativa da Câmara de reconhecer quem contribui para o desenvolvimento local. “A sociedade que não venera o seu passado e não cuida do seu presente, está fadada a não ter futuro”, disse.

Com o mesmo pensamento, o ex-senador Augusto Botelho afirmou que o reconhecimento da Câmara “serve para resgatar a história e que isso deve ser feito enquanto as pessoas estão vivas”.

O atleta Enzo Botinelly destacou que a medalha é mais um incentivo para levar o nome de Roraima para o mundo. “Prometo treinar muito e sempre representar Roraima”.

Apelidado de 22º. vereador na Câmara, por ser participante ativo em audiências públicas, Ricardo Mattos se emocionou ao iniciar seu discurso e, em poucas palavras, agradeceu pela homenagem, citando a todos que o ajudaram: “Só tenho a agradecer a todos”.

“O Ricardo é sinônimo de comprometimento e credibilidade. O mais importante de tudo é que ele faz tudo sem esperar nenhum tipo de recompensa”, destacou o vereador Nilvan Santos.