Câmara de Boa Vista aprova parâmetros de prevenção aos entorpecentes nas escolas municipais

por lucas93 — publicado 05/06/2018 14h35, última modificação 05/06/2018 14h35
Um dos parâmetros é a disponibilização de informações e conselhos sobre riscos e consequências do tráfico de entorpecentes
Câmara de Boa Vista aprova parâmetros de prevenção aos entorpecentes nas escolas municipais

Vereador Albuquerque, autor do PL (Danielle Silva)

A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou nesta terça-feira, 5, Projeto de Lei do vereador Albuquerque (PCdoB) que prevê parâmetros de atuação preventiva de combate aos entorpecentes na rede municipal de ensino. A proposta segue para a sanção da Prefeitura de Boa Vista.

Uma das ações de atuação preventiva será a disponibilização de informações e conselhos sobre riscos e consequências do tráfico de entorpecentes. Agentes de segurança serão os responsáveis pelas orientações alusivas à prevenção da prática.

Também estão entre os parâmetros cursos, palestras e orientações sobre o tema, voltados prioritariamente ao nível fundamental, tendo educadores, funcionários, alunos e familiares como público alvo.

As direções das escolas municipais poderão receber apoio no desenvolvimento das atividades preventivas e na avaliação dos resultados dos trabalhos efetuados.

Ainda está entre os parâmetros a detecção dos casos mais graves e o seu encaminhamento ao conselho tutelar e às instituições responsáveis por crianças e adolescentes.

O projeto ainda prevê que associações de pais e mestres e os conselhos escolares poderão contribuir para as ações de prevenção, ao elaborar propostas e estratégias, sugerir seu aperfeiçoamento e avaliar os resultados.

Ao elaborar a proposta, Albuquerque lembrou que pesquisas de Grupos Interdisciplinares de Estudos de Álcool e Drogas afirmam que a “curiosidade” leva nove em cada dez jovens a consumirem drogas pela primeira vez. “Evitar, prevenir e conscientizar é a melhor maneira de ter uma geração de estudantes livres dos problemas de drogas”, diz o vereador na justificativa do PL.