Câmara de Boa Vista aprova honraria a Ednilson Cardozo, sobrevivente de acidente aéreo em junho

por lucas93 — publicado 02/08/2017 14h50, última modificação 02/08/2017 14h50
Técnico em Enfermagem sobreviveu ao acidente que também vitimou o piloto Peninha
Câmara de Boa Vista aprova honraria a Ednilson Cardozo, sobrevivente de acidente aéreo em junho

O vereador Genilson Costa, autor do projeto (Foto: Danielle Silva/Secom CMBV)

Em turno único, a Câmara de Boa Vista aprovou por 14 votos, nesta quarta-feira, 2, o Projeto de Decreto Legislativo 35/2017, do terceiro-secretário Genilson Costa (SD), que concede a Medalha de Honra ao Mérito Rio Branco ao técnico em Enfermagem Ednilson Cardoso, por sua estimada contribuição ao exercício de sua profissão. O texto segue para a publicação no Diário Oficial do Município.

Ednilson sobreviveu a um desastre aéreo ocorrido em junho deste ano, que culminou na morte do piloto Elcides Pereira Rodrigues, o Peninha, após um resgate malsucedido.

No episódio, a aeronave fez um pouso forçado no leito do rio Catrimani e Ednilson colaborou com o salvamento do piloto Peninha, auxiliando-o a sair do avião, nadando até a margem. Ambos sobreviveram num primeiro momento, até o momento em que um helicóptero tentou fazer o resgate.

Peninha caiu na água enquanto tentava subir a bordo usando cordas, e Ednilson voltou para tentar resgatá-lo, o que não foi possível devido à forte correnteza.

Durante seu pronunciamento nesta quarta-feira, o vereador Genilson Costa elogiou o companheirismo, coragem e bravura com que o técnico em Enfermagem agiu durante o fato.

O vereador Idazio da Perfil (PP) ressaltou a experiência do piloto Peninha, com quem chegou a voar, e elogiou a atitude do homenageado, que lutou heroicamente pela sua vida e a do companheiro de trabalho.