Câmara de Boa Vista aprova criação do Dia Municipal do ‘Ancião’, líder espiritual adventista

por lucas93 — publicado 27/02/2018 13h50, última modificação 27/02/2018 13h51
O ancião é responsável pelos cultos da igreja, na ausência do pastor. Entre suas funções, está a de repreender o “indisciplinado” na instituição religiosa
Câmara de Boa Vista aprova criação do Dia Municipal do ‘Ancião’, líder espiritual adventista

Vereador Wagner Feitosa, autor do PL (Danielle Silva)

O plenário da Câmara de Boa Vista aprovou nesta terça-feira, 27, em segundo turno, o Projeto de Lei 154/2017, do vereador Wagner Feitosa (SD), que cria o Dia Municipal do “Ancião”, a ser comemorado anualmente no terceiro sábado do mês de julho. Para tornar-se lei municipal, o PL depende da sanção da prefeita Teresa Surita (MDB).

O ancião é um líder espiritual da Igreja Adventista do Sétimo Dia que, sob a orientação do pastor, ou na sua ausência, é responsável pelos cultos da igreja, e deve dirigi-los ou providenciar que alguém o faça. Ele também tem como funções reprovar, exortar e repreender o “indisciplinado” na instituição religiosa, além de confortar os “desanimados”.

A intenção do projeto é reconhecer a importância dos mais de 200 anciãos, de mais de 80 templos adventistas em Boa Vista, para a igreja e à sociedade. A programação do Dia do Ancião será definida pela Igreja Adventista, podendo ser desenvolvida por meio de eventos, como palestras, seminários, debates e festivais.

“Os anciãos estão dispostos 24 horas por dia a atender as necessidades da igreja, estão sempre em oração e prontos a ajudar a cada um dos irmãos. São os primeiros a chegar e os últimos a sair, gostam de estar ao lado do pastor e sempre se oferecem para aliviar sua carga”, disse o autor do projeto.

Para ser votado no plenário, o PL precisou obter pareceres favoráveis das comissões de Legislação, Justiça e Redação Final, e de Educação, Cultura, Esporte e Juventude.