Audiência pública reúne mais de 400 servidores municipais

por Milene de Oliveira Thomé publicado 18/11/2021 11h54, última modificação 18/11/2021 11h54
Mais de 400 servidores da Educação do município de Boa Vista, entre professores, assistentes de aluno, cuidadores, controladores de acesso e merendeiras, participaram da audiência pública promovida pela Câmara Municipal, na noite desta quarta-feira (10).

Mais de 400 servidores da Educação do município de Boa Vista, entre professores, assistentes de aluno, cuidadores, controladores de acesso e merendeiras, participaram da audiência pública promovida pela Câmara Municipal, na noite desta quarta-feira (10). O evento ocorreu no plenário e no estacionamento da Casa, onde foi montado um telão para que mais trabalhadores pudessem acompanhar a audiência.

 

Na audiência, os trabalhadores exibiram cartazes com reivindicações ao Executivo, como aumento e correção salarial; substituição da GID (Gratificação de Incentivo à Docência); carga horária de 30 horas; concurso público; rateio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), entre outras questões.

 

Representantes de cada categoria compuseram a mesa no plenário, ao lado dos vereadores Ítalo Otávio (Republicanos) e Melquisedek (PSL), responsáveis pela realização da audiência pública.

 

Uma das representantes do Conselho dos Servidores da Educação de Boa Vista, professora Sirdenes Santana, esclareceu que a pauta de reivindicação é por categoria, por função.

 

“São várias demandas que estamos apresentando, como a valorização desses trabalhadores, o combate ao assédio, apoio psicológico, mas, a principal reivindicação é a defasagem salarial de 2015 até 2021. Nossos salários estão defasados, e mesmo o prefeito Arthur Henrique tendo dado um aumento salarial de 9,02%, ainda amargamos uma defasagem de 13%”, ressaltou Sirdenes.

 

Ela disse que a audiência foi muito importante, porque é uma oportunidade que está sendo dada para os profissionais apresentarem as angústias, desabafar, mostrar quais são as saídas e propor melhorias para os trabalhadores.

 

“Essa é a primeira audiência e estamos felizes em falar e sermos ouvidos. Agradeço aos vereadores Ítalo Otávio e o Melquisedek, e aos outros parlamentares que se fizeram presentes”, comentou a professora.

 

Como uma representante das categorias, Sirdenes comentou que espera que os vereadores continuem apoiando aos profissionais da Educação.

“Precisamos também que os vereadores da base do prefeito dialoguem com a gente”, ressaltou.

 

O vereador Ítalo Otávio explicou que a realização da audiência foi para dar voz aos trabalhadores da Educação municipal. “Por exemplo, os assistentes de aluno querem se equiparar às outras categorias, os cuidadores precisam de uma atenção porque trabalham 40 horas por semana, e os professores estão com problemas de defasagem salarial”, disse.

 

“Agora, sabendo dessas reivindicações, iremos transforma-las em indicações, requerimentos, projetos de lei e emendas, e fazer também com que o Executivo ouça esses profissionais. E vamos buscar apoio da base do prefeito”, ressaltou Ítalo Otávio.

 

O parlamentar lamentou que a Prefeitura de Boa Vista não tenha enviado nenhum representante para participar da audiência pública. “Não conseguimos entender o motivo do Executivo não conseguir mandar representantes para um evento como este, que reuniu tantos profissionais. A partir de agora, vamos fazer um relatório com as demandas apresentadas e enviar para o Executivo, que deve entender que a Educação precisa ser reconhecida”, frisou.

 

O vereador Melquisedek falou sobre a importância da audiência. “Seria uma falta de respeito se não estivéssemos aqui, à frente desse compromisso que temos com os servidores, com a população de Boa Vista.

 

“Como Poder Legislativo, estamos fazendo nossa parte que é a ponte com o Executivo, que é o responsável para, de fato, resolver, solucionar a demanda desses profissionais”, comentou.

 

Segundo ele, “essa audiência entra para a história, porque o segmento que faz parte da fundamentação da sociedade, que é a Educação, tendo vez, tendo voz, fará de Boa Vista uma capital em que todos se sintam bem”.

 

“Vamos encaminhar essas demandas para o Executivo. Sabemos que será uma caminhada longa e árdua, mas é com negociação, aproximando o público do Legislativo municipal buscarmos o melhor para essa categoria”, finalizou Melquisedek.

 

A audiência contou também com a presença do presidente da Câmara, vereador Genilson Costa, e dos vereadores Sandro Baré, Adnan Lima, Regiane Matos, Leonel Oliveira e Gildean Gari.