Aprovado projeto de Nilvan Santos que beneficia os deficientes visuais

por lucas93 — publicado 16/08/2017 13h55, última modificação 16/08/2017 13h54
Proposta obriga a emissão de senha em chamada de voz, em Boa Vista
Aprovado projeto de Nilvan Santos que beneficia os deficientes visuais

O vereador Nilvan Santos, autor do projeto de lei (Foto: Danielle Silva/Secom CMBV)

A Câmara de Boa Vista aprovou nesta quarta-feira, 16, por 18 votos, o Projeto de Lei 046/2017, do vereador Nilvan Santos (PSC), que obriga a senha com chamada de voz em locais onde existem senhas eletrônicas, para o atendimento de deficientes visuais, em Boa Vista. A proposta segue para a sanção ou veto da prefeita Teresa Surita (PMDB).

O projeto surgiu depois que deficientes visuais procuraram Nilvan Santos, para alegar que é “humanamente impossível” acompanhar a emissão de senhas da forma como é realizada atualmente.

Hoje, a emissão de senhas impressas torna os deficientes visuais dependentes de terceiros para realizarem suas atividades. Desta forma, o projeto facilitará a vida dos deficientes, ao determinar a chamada de voz nos monitores que fazem a chamada eletrônica de senha.

“A partir do momento em que este projeto é sancionado, os órgãos públicos e privados irão se adaptar, e o deficiente visual vai chegar e ouvir a sua senha ser chamada”, explicou o autor do projeto de lei.

Antes de ir ao plenário, o projeto obteve pareceres favoráveis das comissões permanentes de Legislação, Justiça e Redação Final, de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, e de Economia, Finanças e Orçamento. No primeiro turno, o projeto obteve a aprovação de 18 vereadores.