Vereador Renato Queiroz institui Dia Municipal de Combate ao Assédio Moral no serviço público.

por milene — publicado 10/09/2019 14h18, última modificação 10/09/2019 14h18
Projeto de autoria do vereador Renato Queiroz, que institui o Dia Municipal de Combate ao Assédio Moral no serviço público.

Fotos: Danielle Silva/Secom CMBV

Projeto de autoria do vereador Renato Queiroz, que institui o Dia Municipal de Combate ao Assédio Moral no serviço público, foi aprovado por unanimidade em segunda discussão, nesta terça-feira, 10, na Câmara Municipal de Boa Vista.

Ficou instituído 2 de maio, como um marco na luta para combater o assédio moral no serviço público municipal e passar a figurar no calendário oficial, com isso se tornar um instrumento de combate a ofensa à dignidade do servidor.

Segundo Renato Queiroz, a violência moral no trabalho é um fenômeno internacional que precisa ser enfrentado. Ele destacou que pesquisas internacionais apontam para o comprometimento da saúde mental, relacionado à condições de trabalho, e que a longo prazo, as pessoas que sofrem assédio desenvolvem vários tipos de transtornos.

“As perspectivas são sombrias para as pessoas que são submetidas ao assédio moral nas próximas décadas. Se as coisas continuarem como estão teremos problemas maiores com a angústia, depressão e outros transtornos psíquicos relacionados às más condutas de gestores que não têm ética na conduta com os servidores públicos”, alertou.

Para Renato, outro ponto que precisa ser combatido é a insubordinação, dificuldade em trabalhar em grupo e de seguir diretrizes determinadas pela gestão ou a interação de forma truculenta, por parte de um menor - mas ainda assim relevante - número de servidores.

“Temos também que observar que as más condutas também surgem daquele servidor que faz corpo mole e não tem compromisso com a coisa pública. Esse também deve ser combatido porque o serviço público requer comprometimento, dedicação, respeito e observação das leis”, destacou.

Para finalizar, o vereador afirmou que no Brasil, os índices de processos judiciais, envolvendo casos de assédio moral estão cada vez mais presentes Justiça do Trabalho e o projeto visa também desafogar as pilhas processuais no judiciário.