Câmara Municipal de Boa Vista promove o 1º Ciclo de Conhecimento sobre Autismo

por Eudiene Martins publicado 04/04/2025 21h25, última modificação 04/04/2025 21h25

 ASCOM/VEREADORA BÁRBARA FALCÃO

 

A Câmara Municipal de Boa Vista realizou, nesta sexta-feira (4), o 1º Ciclo de Conhecimento sobre Autismo. O evento foi organizado pela vereadora Bárbara Falcão, com o apoio do presidente da Casa, Genilson Costa, da deputada estadual Angela Águida Portella e do Centro de Acolhimento ao Autista da Assembleia Legislativa de Roraima (Teamarr).

O evento teve a participação de mais de 100 pessoas entre profissionais da área da saúde, educação, estudantes e familiares de autistas. Na abertura, o cantor Marlon Nicolas, primeiro cantor e compositor autista da Amazônia, cantou a música “Coração Azul”, de autoria própria.

A programação seguiu com os depoimentos do jovem Gabriel Gonçalves, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), acadêmico de Psicologia e estagiário do Teamarr. “Estou realizando um sonho que é ajudar outras pessoas autistas a terem uma vida com mais oportunidades como eu tive”.

A jornalista Cyneida Correia, diagnosticada recentemente com o transtorno, também contribuiu com o evento contando a própria experiência. “Eu só vejo o mundo diferente. Depois do diagnóstico de autismo, você tem que se redescobrir. Passa entender muitas coisas, e isso é libertador”.

A professora Anne Raquel Prata Câmara disse que o ciclo de palestras contribui muito para quem está em sala de aula. “Cada dia mais precisamos falar de autismo, de como podemos contribuir com essas crianças em sala de aula. Esse evento é muito importante para capacitar educadores”.

Samantha Carvalho, mãe de três crianças autistas e moradora de Caracaraí, contou que o evento foi importante para que ela pudesse “entender mais os filhos e repassar conhecimento para outras pessoas que precisam de ajuda”.

Palestras

A programação começou com a palestra “Transtorno do Espectro do Autismo (diagnóstico, acolhimento e intervenção)”, ministrada por Rozianne Melville (neuropsicóloga) e Liamar Oyama (psicóloga).

O segundo tema foi “Integração Escolar: desafios e possibilidades no TEA”, ministrado por Jane Lira e Ana Lídia Mendanha, ambas psicopedagogas.

O evento encerrou com a palestras “Gerenciamento de Crise”, abordada de forma prática e teórica pela enfermeira Camila Tavares.

“Estou muito feliz com o resultado deste primeiro ciclo de palestras sobre o autismo. É uma bandeira assumida na campanha e quero trabalhar, andar junta com as mães atípicas. Todo conhecimento é válido e importante para construirmos uma sociedade mais inclusiva”, comentou a vereadora Bárbara Falcão.