Câmara proíbe fogos de artifício com poluição sonora acima de 65 decibéis

por milene — publicado 04/09/2019 19h41, última modificação 04/09/2019 19h41
Câmara proíbe fogos de artifício com poluição sonora acima de  65 decibéis

Foto: Danielle Silva/Secom CMBV

O uso de fogos de artifícios que causem poluição sonora acima de 65 decibéis fica proibido a partir de agora, conforme projeto de autoria do vereador Vavá do Thianguá, aprovado na manhã desta quarta-feira 04-09 na Câmara Municipal de Boa Vista.
Além da soltura de fogos, o texto inclui ainda bombas, busca-pés, morteiros, artefatos pirotécnicos e demais estouros ou estampidos que ultrapassem 65 decibéis.
Em sua justificativa, o vereador argumenta que é comum, especialmente em datas festivas, a utilização de fogos de artifício e pirotecnia, mas isso representa um perigo devido ao barulho e também problemas causados aos animais.
“Há estudos mostrando inclusive a morte dos cães em decorrência do estresse causado pelo barulho de altíssima intensidade causado pela queima de fogos de artifício. É fato conhecido por todos a sensibilidade auditiva desses aninais. O projeto tem como objetivo estabelecer limites à poluição sonora causada por esses artefatos”, acrescenta.