Audiência Pública vai debater sobre o Leilão de Eficiência Energética de Roraima

por Milene de Oliveira Thomé publicado 15/09/2021 21h21, última modificação 15/09/2021 21h21
A Câmara Municipal de Boa Vista e o Fórum de Energias Renováveis realizarão audiência pública para tratar do Leilão de Eficiência Energética de Roraima.

A Câmara Municipal de Boa Vista e o Fórum de Energias Renováveis  realizarão audiência pública para tratar do Leilão de Eficiência Energética de Roraima.

 O evento online será no dia 16 de setembro, às 9h (horário de Boa Vista)/ 10h (horário de Brasília), com transmissão pelo Facebook e canal do Youtube da Câmara. 

O projeto de Leilão de Eficiência Energética de Roraima vem sendo estuado e debatido pelos vereadores de Boa Vista que  têm se aprofundado em conhecer toda a  legislação pertinente,  para que possam, com conhecimento de causa, apoiar e prestar esclarecimento aos munícipes sobre os benefícios que essa alternativa vai prazer para a população.

 

Em 2019, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) lançou o Leilão nº 4/2020, denominado Leilão de Eficiência Energética, que prevê a contratação de agente para o desenvolvimento de projetos de eficiência energética em Roraima, que visem a redução do consumo de energia elétrica na capital, Boa Vista.

Boa Vista, foi escolhida como cidade- piloto para realização desse programa por ser a única capital do país fora do Sistema Interligado Nacional, o município depende de termelétricas a óleo diesel, mais poluentes e caras. 

Conforme os representantes do Fórum, o  gasto com esse combustível é dividido entre todos os consumidores do país, por meio do encargo chamado de Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

 Os resultados do programa servirão para guiar um modelo que poderá ser replicado em outras regiões do país.

Este “Projeto-Piloto” será base para a futura implantação desse mecanismo de mercado em todo o país.  

Para o coordenador do Fórum, Alexandre Henklain, o momento é propício para unir forças em busca de respostas quanto à realização do leilão proposto para o estado.

 “Pela sua relevância estratégica, para Roraima e o Brasil, precisamos compreender melhor porque o leilão ainda não foi realizado, como se encontra o andamento do processo e as estratégias para que ocorra, com a máxima brevidade, se possível ainda em 2021”, enfatizou Henklain.