Audiência na Câmara discute políticas públicas para a cultura

por Janaína Ferreira/Gab. ver. Linoberg — publicado 22/11/2017 15h35, última modificação 22/11/2017 15h38
A ideia da audiência surgiu da vontade de grupos organizados que trabalham com setores culturais na cidade
Audiência na Câmara discute políticas públicas para a cultura

O plenário da CMBV (Foto: Danielle Silva/Secom CMBV)

Nesta quinta-feira, acontece na Câmara Municipal de Boa Vista a Audiência Pública sobre Políticas Públicas para Cultura, às 9 horas. A ideia da audiência surgiu de uma vontade de grupos organizados que trabalham com setores culturais na cidade.

O requerimento para a realização da audiência, aprovado pela Câmara, foi encaminhado à Mesa Diretora pelos vereadores Linoberg Almeida (Rede), Renato Queiroz (PSB), Marcelo Lopes (PEN) e Mauricélio Fernandes (PMDB), em atendimento à demanda apresentada.

“A Câmara é o espaço que deve acolher a vontade da população de Boa Vista seja de qual setor for. Quando pensamos em política cultural, a gente tem que entender que administração pública, ONGs, empresas privadas, autônomos, interventores da cultura e artistas podem trabalhar juntos para entrar em consenso onde estas pessoas gostariam que fossem aplicados os recursos que gerem desenvolvimento à cidade”, destacou o professor Linoberg.

Foram convidados para a audiência a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec), o Conselho Estadual de Cultura, entidades civis e a população em geral. Já estão confirmados representantes da música, cultura indígena, produção audiovisual, quadrilhas juninas, dança e artes visuais. A principal reivindicação dos segmentos artístico-culturais é a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura.

O vereador Renato Queiroz falou que o evento tem uma importância grandiosa, pois tem a oportunidade de reunir diversos segmentos culturais, e a Câmara está cumprindo o seu papel de ouvir as pessoas de forma organizada. “Depois da audiência a intenção é elaborar uma documentação sobre as diretrizes que vão nortear a cultura, de acordo com a vontade dos artistas de cada segmento, responsáveis pela produção cultural em Boa Vista”, finalizou o parlamentar.