Audiência na Câmara discute a prevenção e o combate aos cânceres de mama e próstata

por lucas93 — publicado 14/11/2017 18h07, última modificação 14/11/2017 18h07

O plenário da CMBV será o palco da discussão (Foto: Danielle Silva/Secom CMBV)

A Câmara Municipal de Boa Vista realizará na próxima quinta-feira, 16, a partir das 9 horas, uma audiência pública alusiva às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. O evento reunirá vereadores e autoridades, que irão discutir a prevenção e o combate aos cânceres de mama e próstata.

O tema é de extrema relevância, tendo em vista as preocupantes estatísticas que mostram a incidência dos cânceres em Roraima. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2016, a estimativa era de 50 novos casos de câncer de mama.

O câncer de próstata, por sua vez, atingiu 75 homens na faixa etária de 41 a 71 anos de idade, entre 2015 a 2017, segundo o Laper (Laboratório de Anatomia Patológica de Roraima).

Para discutir o assunto, serão convidados representantes de órgãos, como o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública Estadual e as secretarias estaduais e municipais de Saúde.

Também serão convidados para a discussão, representantes do Centro Oncológico de Roraima, do Centro de Referência da Mulher, da Liga Roraimense de Combate ao Câncer e do Centro de Prevenção de Câncer de Colo e Mama Silvana Helena Gomes.

“Vamos ouvi-los sobre a situação do câncer em Roraima, no que tange à prevenção, o diagnóstico e o tratamento, para sabermos como estão esses serviços no nosso Estado”, destacou a vereadora Doutora Magnólia Rocha (PPS), uma das requerentes da audiência.

Também requerente, a vereadora Mirian Reis (PHS) convidou as pessoas interessadas em participar da discussão. “Mulheres e homens são os nossos convidados para estar conosco, discutindo sobre essa temática tão importante”.